Últimos dias para a inscrição no edital de Modelagem Matemática e Computacional

              

No dia 27 de de novembro encerram as inscrições ao Mestrado e ao Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. O curso também está recebendo inscrições para estudante de Doutorado com projeto de pesquisa que contemple a resolução de um problema de pesquisa vinculado ao setor empresarial/industrial brasileiro, neste caso, até o dia 30 de novembro. Confira todos os detalhes na página do Programa.

A Modelagem Matemática e Computacional é uma área científica que está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais para a elaboração de modelos buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento. O Programa da Unijuí tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática e computacional como temática fundamental em suas Dissertações e Teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.

Atualmente é utilizada em diversos problemas aplicados e diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMMC, tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, inteligência artificial, data mining, microeletrônica, entre outros. 

Segundo a coordenadora, professora Airam Sausen, a atuação do Programa é ampla, podendo profissionais de diversas áreas do conhecimento realizarem pesquisa, sendo das áreas de exatas e engenharias e também de agronomia, ciências econômicas ou contábeis, por exemplo. “Nós temos diferentes professores especialistas em diferentes áreas do conhecimento que trabalham em conjunto com suas especificidades na produção de novos conhecimentos trabalhando com problemas complexos integradores e interdisciplinares. Também é importante ressaltar que muitos dos estudos buscam soluções de problemas regionais e também do país”, observa.

Linhas de pesquisa

Aulas remotas

A Unijuí optou por manter em 2021 a possibilidade de realização de aulas remotas nos cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, as atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Unijuí, no decorrer do ano de 2021, poderão ser realizadas de forma remota ou presencial, respeitadas as orientações dos órgãos de saúde, em virtude da situação de pandemia do coronavírus (COVID-19). Em caso de retomada das aulas presenciais, o estudante poderá optar em realizar as atividades de forma presencial ou online, utilizando tecnologias de informação e comunicação. As aulas realizadas de forma remota serão síncronas, conforme cronograma do curso. A seleção também será realizada de forma remota.


Compartilhe!