Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada utiliza Metaverso para atividades  - Unijuí

Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada utiliza Metaverso para atividades

Iniciativa é do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí

A pandemia do Coronavírus acelerou muitos processos tecnológicos. O ano de 2021 continuou com muitas novidades nesse sentido, como o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, que criou um espaço virtual no Metaverso. O objetivo foi reunir e aproximar os membros do grupo e, em especial, facilitar a comunicação e colaboração entre estudantes e professores.

O Metaverso representa um espaço virtual habitado por avatares de pessoas reais. O ambiente virtual conta com salas coletivas para reuniões de orientação; auditório para seminários e apresentação de trabalhos; salas recreativas como cafeteria e espaços verdes para bate papo; além de gabinetes privados para trabalho individual, sem que as pessoas sejam interrompidas. nestes espaços, também estão disponíveis diversos recursos, como compartilhamento de tela, quadro virtual, bloco de notas, chat, envio assíncrono de mensagens, entre outras ferramentas.

A comunicação entre os membros do GCA acontece por meio  de chamadas de áudio e vídeo dentro do espaço virtual. Para se reunir com outro membro, basta que o participante caminhe com seu avatar e se aproxime do avatar do colega ou do professor. A comunicação se estabelece de forma automática quando dois ou mais avatares se aproximam, seja nos corredores do espaço virtual ou entrando nas salas específicas para interações.

Tiago Pinz é estudante do curso de graduação em Ciência da Computação e o bolsista de Iniciação Científica que está criando o espaço virtual do Grupo de Pesquisa. Ele explica que essa tecnologia trouxe muitas vantagens ao GCA, pois facilitou a aproximação dos membros, em especial os estudantes que estão a uma distância maior da cidade de Ijuí. “Desde que começamos a usar o espaço virtual observamos uma maior interação entre os membros do grupo, em especial no momento em que a pandemia exigiu distanciamento e intensificou os trabalhos remotos. Durante o horário de trabalho e estudo, geralmente, os membros do Grupo estão conectados e presentes no espaço virtual, o que permite mais interação e a colaboração entre estudantes e professores”, afirma Tiago.