Unijuí apresenta Grupo de Pesquisa em evento Internacional - Unijuí

Unijuí apresenta Grupo de Pesquisa em evento Internacional

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Eldair Fabricio Dornelles, participou do II Encuentro de Grupos de Investigación, um evento online promovido pela Universidad Politécnica Estatal del Carchi (UPEC), do Equador. Um dos objetivos do evento, que contou com a presença de diversas Universidades da América Latina, foi apresentar grupos de pesquisa e compartilhar temas de interesse, para identificar e fomentar possíveis colaborações entre pesquisadores.

Eldair integra o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e apresentou as linhas de pesquisa do grupo, seus membros e os pesquisadores com quem mantém colaboração internacional. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo são: Análise e integração de grandes volumes de dados; Desenvolvimento de um motor de execução eficiente para plataformas de integração de aplicações adaptado à computação em Nuvem (subprojeto); Migração de aplicações para provedores de computação em nuvem (subprojeto); Simulação para predição do comportamento de soluções de integração de aplicações empresariais; Uso de Smart Contracts e Blockchain na criação de mecanismos de monitoramento de soluções de integração para garantir acordos entre partes e detectar possíveis violações de contratos (subprojeto).

O evento na íntegra está disponível neste link.

A Unijuí também possui um acordo de cooperação com a Universidade do Equador, que amplia possibilidades de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbios. Recentemente, por exemplo, o professor Luis Adolfo Patiño Hernández, da UPEC, ingressou no PPGMMC, para a realização do Doutorado. Ele foi aprovado no processo de seleção para candidatos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí.