
A professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) e do curso de Agronomia da Unijuí, Leonir Terezinha Uhde, participou, entre os dias 24 e 27 de junho, do XXIV Congreso Latino‑Americano de la Ciência del Suelo (XXIV CLACS), intitulado “Unidos por la Salud del Suelo”, realizado em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, na Universidade Evangélica Boliviana (UEB).
O congresso teve como objetivo fortalecer e divulgar avanços científicos e tecnológicos voltados à saúde do solo e manejo sustentável na América Latina e abordar os desafios regionais da degradação do solo, incluindo mudanças climáticas, insegurança alimentar e perda de biodiversidade, em cenário preocupante da degradação em quase 14% das terras latino‑americanas.
Durante o congresso, foram abordados temas como fertilidade do solo e nutrição de plantas; biologia e biodiversidade do solo; inovações em saúde do solo; contaminação, remediação e recuperação de solos degradados; educação e percepção pública do solo; manejo e conservação de solos; solos e mudanças climáticas; corretivos e fertilizantes; física dos solos, laboratórios de solos e pedometria, gênese e levantamento de solos.
A professora Leonir esteve presente em conferências com renomados especialistas internacionais, como a ex-presidente do grupo de solos da FAO, Rosa Poch (Espanha), sobre “Estado mundial del recurso suelo”, e com Ronald Vargas (Bolívia), sobre“Inovações em saúde do solo: estado e futuro”. As conferências também contaram com apresentações científicas de 73 trabalhos, organizados segundo as temáticas: morfogênese, biologia, química, fertilidade, entre outras.
O congresso foi organizado pela Sociedade Boliviana de Ciência do Solo (SBCS) e Sociedade Latino‑Americana de Ciência do Solo (SLCS) em parceria com o Centro de Investigación Agrícola Tropical (Ciat), Universidade Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM) e a UEB, com suporte da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS).
O XXIV CLACS, de acordo com a professora, representa um marco histórico, sendo um canal de cooperação latino‑americana para enfrentar de modo integrado os desafios da sustentabilidade dos solos, promovendo investigação, educação, inovação tecnológica e diálogo político. O encontro une diversas vozes — científicas, técnicas, culturais — na luta por solos saudáveis e sistemas alimentares resilientes na região.
Além do Congresso, a professora Leonir também acompanhou o IX Simpósio de Inovações Educativas no Ensino de Ciência do Solo voltado para crianças e o Dia de Campo, incluindo excursão técnica a “calicatas” (estudo de perfis de solo) e estações agrícolas do CIAT, no município de Saavedra.
O dia de campo teve como propósitos a visita às áreas experimentais e produtivas no CIAT; conhecer tecnologias e práticas voltadas à conservação do solo e da água; discutir estratégias de manejo da fertilidade, uso de bioinsumos e agricultura regenerativa; promover o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, estudantes e profissionais da América Latina.

.jpeg)
 09.13.28_a956d6d4.jpg)