Unijuí amplia protagonismo no desenvolvimento de pesquisas sobre cooperativismo - Unijuí

Unijuí amplia protagonismo no desenvolvimento de pesquisas sobre cooperativismo

As bases comunitárias e os princípios norteadores da Fidene/Unijuí se assemelham à identidade histórica e evolução do cooperativismo. Dessa forma, desde sua fundação, a Unijuí possui fortes laços com o sistema cooperativo, seja por meio da realização de pesquisas, projetos e cursos de Pós-Graduação acerca da temática, como o MBA em Gestão de Cooperativas, ou da construção de estratégias colaborativas em prol do desenvolvimento da região.

Atualmente, estão sendo desenvolvidas mais de 10 teses e dissertações sobre cooperativismo no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí. “A participação de pós-graduandos, apoiados com bolsas-auxílio do Sescoop/RS e das cooperativas, constitui-se um núcleo de estudos avançados sobre os temas de gestão e governança em cooperativas, inovação, sustentabilidade e aportes do cooperativismo ao desenvolvimento”, destaca o professor do PPGDR e coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas, Pedro Büttenbender.

O docente também é autor do projeto de pesquisa “Cooperativismo no desenvolvimento de territórios ou regiões”, que visa investigar as influências econômicas, socioculturais e ambientais do cooperativismo no desenvolvimento de territórios ou regiões. Segundo ele, o projeto contribuiu de forma decisiva para que recebesse a bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq, destinada a pesquisadores de destaque em suas áreas. 

“Apesar de serem recorrentes estudos que margeiam a temática, fazendo afirmativas e análises indicando influências positivas, são necessários procedimentos metodológicos que permitam a mensuração sistemática e com rigor científico para que possam contribuir com a formulação de políticas públicas de fomento, educação e maior apoio ao cooperativismo como estratégia e sistema de apoio ao desenvolvimento de territórios”, explica Büttenbender.

Além disso, a Unijuí participa do projeto de pesquisa “Mapeamento das organizações cooperativas existentes na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, identificando requisitos e competências para a inovação, transformação digital e perspectivas da modelagem do cooperativismo de plataforma”, aprovado na Chamada CNPq/Sescoop nº 11/2022. “Esse é mais um exemplo de como o cooperativismo vem se firmando como temática estratégica para a Unijuí, consolidando-a como uma referência nacional e internacional na área”, destacou o professor Büttenbender.

O projeto é coordenado pela professora Louise Botelho, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGDPP/UFFS). Além do professor Pedro Büttenbender, fazem parte da equipe os docentes Ariosto Sparemberger e Nelson Thesing, do PPGDR/Unijuí; Sandra Vidal Nogueira, Edemar Rotta, Paola Vogt e Fabiano Kapelinski, do PPGDPP/UFFS; Angela Centenaro e Felipe Vazquez, da Unemat; e Jorge Barbosa, do PRPGP/UFSM.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.