Na manhã do dia 28 de abril de 2018, a Escola Francisco de Assis (EFA) de Ijuí abriu as portas para sediar uma Ciranda Infantil sobre Documentação Pedagógica. O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia da UNIJUÍ, retomando uma antiga tradição, e também por um grupo de pesquisa sobre Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da universidade. O evento foi coordenado pela mestranda Carine Bott Pinto, pela doutoranda Franciele M da Rocha e pela professora Noeli Valentina Weschenfelder.
A Ciranda reuniu cerca de 50 educadores e educadoras vindos dos municípios da região, de escolas particulares e municipais de Ijuí, Horizontina, Santo Ângelo, Santo Antonio das Missões e Três Passos, trazendo elementos para uma rica discussão, de como as professoras e professores da Educação Infantil vêm fazendo a documentação pedagógica. Na ocasião, iniciou um debate pautado na tradução da obra de autores italianos organizada por Maria Carmem Silveira Barbosa, Sueli Amaral Mello e Ana Lucia Goulart de Faria, a Documentação Pedagógica: teoria e prática. De acordo com o livro, uma das três funções destacadas da documentação constitui-se no material pedagógico para a reflexão sobre o processo educativo. Os documentos criados pelos professores e professoras e também com as crianças podem se constituir em matéria prima a ser compartilhada com os/as colegas, base para a discussão, ressignificação e avaliação de práticas.
“A documentação pedagógica como formação, que acredita nos adultos experientes e na formação continuada de professores, de modo a construírem uma nova pedagogia, baseada numa outra didática, não linear, não fragmentária, conteudista, propõe uma nova forma de organização do trabalho docente, menos formal, mais interativa”, explica a professora Noeli. E não é uma novidade apenas na Pedagogia. “Ela pode ser incluída em processos participativos, no diálogo com as famílias e a comunidade. Significa construir uma Pedagogia que escute e inclua as vozes infantis, a observação, o registro e o compartilhamento do acontecido, exigindo permanente reflexão participativa”, completa.
A professora avalia que as Cirandas “fortalecem aquilo que acreditamos e aquilo que queremos tornar forte na Escola da infância, por isso são tão importantes”. Durante a Ciranda, os espaços de Educação Infantil da EFA foram visitados. Outras cirandas serão realizadas, de forma itinerante, de acordo com os encaminhamentos do encontro.
Pesquisas na educação infantil envolvem geralmente envolvem crianças como sujeitos. No início de abril, entre os dias 2 e 4 de abril, a UFRGS promoveu o seminário Pesquisas com crianças: discussões éticas e metodológicas, para abordar desde a entrada no campo da pesquisa e as estratégias de produção de dados, até a análise das narrativas produzidas pelas crianças e a obtenção de termos de consentimento livre e esclarecido dos responsáveis e o assentimento das crianças na participação da pesquisa. A professora Noeli V. Weschenfelder, do Departamento de Humanidades e Educação, e professora do PPG em Educação nas Ciências, representou a Unijuí no seminário, que também teve participação da UNISC, UFSM e UFPEL.
A professora observa que o seminário teve como objetivos a análise de estratégias frente à temática da ética na pesquisa com crianças e o cuidado com a vulnerabilidade e o silenciamento delas. Foram formulados indicativos específicos para a pesquisa com crianças, tendo em vista sua efetiva participação durante o processo investigativo. Também foram discutidas estratégias de produção de dados na pesquisa com crianças e de escrita do texto etnográfico.
O Seminário teve a coordenação de Profª Drª Maria Carmem Silveira Barbosa e Prof Rodrigo Saballa de Carvalho (FACED/UFRGS), renomados pesquisadores da infância. A Profª Dra. Nathalia Fernandes, da Universidade do Minho, de Portugal foi uma das convidadas para abordar a temática, com a mediação da Profª Drª Leni Vieira Dornelles (FACED/UFRGS). Ainda, a Profª. Dra. Susana Rangel Vieira da Cunha expôs pesquisas de suas mestrandas e doutorandas.
Já no dia 6 de abril a professora Noeli assistiu a uma palestra com o Prof Dr Michel W Apple, dos EUA, e considerado um dos principais pensadores da área da Educação na atualidade. A palestra foi promovida pela FACED/UFRGS e discutiu o contexto brasileiro da crise na educação com o tema “A educação pode mudar a sociedade?”. As atividades fazem parte do vínculo da professora com a UFRGS para seu curso de pós-doutorado.
Durante dois dias, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências promoveu o Seminário Temático: questões sociocientíficas no ensino das ciências, com o professor doutor Leonardo Fabio Martínez Pérez, da Universidade Pedagógica Nacional - Colômbia.
A professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do Programa, avaliou o evento de forma positiva, destacando a participação de estudantes do programa e a relevância dos temas trabalhados.
“Esse evento trouxe uma motivação para todos a estudar mais, se preocupar mais, principalmente no que se refere a questões científicas e questões controvérsias importantes de serem discutidas por todas as áreas”, salienta a professora.
O Seminário discutiu o estudo da origem e do desenvolvimento da abordagem de Questões Sócio científicas (QSC), visando suas contribuições para o Ensino das Ciências.





O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências realizou a Aula Inaugural, nesta segunda-feira, 12, no Centro de Eventos da Unijuí. Mestrandos, Doutorandos e professores acompanhar a palestra “À luz do passado” com o professor doutor Paulo Schneider.
O evento serviu, ainda, como um momento de socialização com os novos estudantes do Programa. O Professor Doutor Fernando Jaime González, Vice-Reitor da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, destacou a nota cinco na avaliação da CAPES, a importância da mesma e como a avaliação de aconteceu.






O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promove a Aula Inaugural de 2018, dia 12 de março, às 8h30min, no Centro de Eventos, com a palestra “À luz do passado” com o professor doutor Paulo Schneider.
Na parte da tarde, às 13h30min, a palestra é com a professora doutora Elza Falkembach sobre “A pesquisa em educação no contexto atual”.
Na foto acima, a mestranda em Educação nas Ciências Jamile (ao centro) com colegas que realizaram o curso.
A mestranda em Educação nas Ciências do PPGEC da Unijuí, Jamile Tábata Balestrin Konageski, orientanda da professora Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo, fez parte do grupo de 17 professores de Língua Inglesa do estado do RS aprovados para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI), com bolsa concedida pela Capes/ Fulbright, na Universidade do Texas em Austin, EUA.
O programa teve duração de 6 semanas e ocorreu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018. O programa buscou capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. Dentre os objetivos específicos, buscou-se fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês; compartilhar com os professores as metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação para ampliar a participação do aluno em sala de aula, e, estimular parcerias com universidades e professores americanos, visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países.
Segundo Jamile “a participação no Programa foi fundamental para qualificar a escrita dissertação. “Pude aprofundar os aspectos teóricos e práticos de minha pesquisa, relacionados às metodologias de ensino de Língua Inglesa e desenvolvimento de currículo integrado”. Jamile pertence à linha de pesquisa de Currículo e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e ao GIPEC (Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências) da Unijuí”, observa.





O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Mestrado e Doutorado, está com inscrições abertas para o processo seletivo de Aluno Especial, graduados, até o dia 28 de fevereiro.
Os candidatos devem realizar a inscrição na Secretaria do Programa com o preenchimento da ficha de inscrição, cópia do Histórico Escolar de Graduação, cópia do Diploma de Graduação e Curriculum vitae, modelo Lattes.
A divulgação da lista dos selecionados estará disponível no Portal da Unijuí, na página do Programa, no dia 02 de março. As aulas terão início no dia 12 de março.
A egressa da segunda turma de 2011 do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Jaqueline Ritter, lançou o livro de sua autoria ‘Recontextualização de Políticas Públicas em Práticas Educacionais: Novos sentidos para a formação de competências básicas’, no mês de novembro de 2017, na FURG.
O livro é resultado da sua tese, que teve a orientação do professor doutor Otavio Aloisio Maldaner. Jaqueline Ritter atua como docente na Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
No marco do convênio acadêmico internacional da Universidad Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e a Universidad Pedagógica Nacional de Colombia (UPN), o estudante de doutorado Andrés Julián Carreño Díaz, que está desenvolvendo a tese denominada “El Desarrollo Profesional del Profesor de Ciencias desde la Reflexión sobre Naturaleza de la Ciencia” e pertenece a linha de pesquisa EducaDiverso da UPN, realizou seu estágio de estudos, de 23 de outubro a 15 de dezembro de 2017, com a orientação da professora Doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, da linha de pesquisa Curriculo e Formação Docente do PPGEC e do GIPEC (Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências) UNIJUI.
O objetivo principal do estágio é contribuir com os processos acadêmicos do programa de formação em Ciências das universidades, por meio do intercâmbio de experiências e investigações desenvolvidas pelos grupos de pesquisa, que continua aperfeiçoando a tese de doutorado em desenvolvimento.
Entre as principais ações realizadas no estágio, ele destaca: participação em seminários do programa; apresentação e discussão do trabalho de tese; participação nas aulas de Epistemologia e EducaçãoII; discussão de diferentes temáticas e intercambio de metodologías de investigação e sistemas de processamento de informação como el Atlas.ti.
“Como resultados deste processo acadêmico, se realizaram em conjunto, dois artígos de investigação que serão submetidos a validação de dois eventos internacionais como o IV Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales e o VI Seminario Iberoamericano CTSA, que acontecerão em 2018”, relata.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado – da Unijuí está com inscrições abertas para o processo seletivo de Pós-Doutorando no Programa. As inscrições seguem até o dia 26 de fevereiro de 2018.
A seleção para o estágio de Pós-Doutorado tem o objetivo de reforçar os grupos e linhas de pesquisa do Programa e promover a inserção de novos pesquisadores nos projetos desenvolvidos pelo mesmo.
As inscrições devem ser feitas pessoalmente na secretaria do Programa, por correio ou por SEDEX. O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. A primeira consiste no parecer, emitido pelo supervisor indicado pelo candidato, sobre o projeto de pesquisa e o plano de trabalho, considerando-o apto ou não apto.
Na segunda etapa, se o projeto de pesquisa e o plano de trabalho forem considerados aptos, a comissão de avaliação fará a análise do Curriculum vitae e dos demais documentos do candidato.
O resultado da seleção acontece no dia 03 de março de 2018, no Portal da Unijuí. Outras informações podem ser obtidas no edital do processo seletivo, publicado na página do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências.
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