Professor José Pedro Boufleuer acompanha atividades de doutorandos que realizam estágio sanduíche na Europa
Jaqueline Ritter realiza doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Madrid
Elisabete Andrade relata seu encontro com o pesquisador Antonio Nóvoa, docente da Universidade de Lisboa
Encontro dos professores-pesquisadores do Brasil/Espanha oportuniza a qualificação das discussões acadêmicas no que se refere à educação
Roque Ismael da Costa Gullich, graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Educação nas Ciências é o primeiro Doutor titulado pela UNIJUÍ, no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências. Roque afirma que desde 2003 vem se dedicando a esta pesquisa. “Este é um processo solitário de intensas emoções, mas também se configura num tempo de amadurecer leituras e num tempo proveitoso de desenvolvimento Profissional no processo de leitura e escrita”. Para quem deseja trilhar os caminhos da vida acadêmica ele deixa o conselho: “Façam um planejamento temporal, financeiro e tentem iniciar aproximações ao tema através de leituras do referencial teórico e busca internacional de artigos e produções (teses) acerca da temática de investigação”. Para ele, ser o primeiro Doutor a conquistar o título pela UNIJUÍ é um comprometimento com a formação qualificada. “Provavelmente serei o primeiro doutor da casa, formado em 24 meses que foi o tempo que planejei para meu doutoramento. Acredito que estive no tempo e no lugar em que desejei estar para fazer essa formação, especialmente porque na área de Educação em Ciências, a UNIJUÍ conta com pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente – Dra. Lenir Zanon (professora orientadora), Dra. Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Dr. Otavio Maldaner”. |
Química na Espanha... | |
Jaqueline Ritter Pereira, aluna do Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, realizou intercâmbio na Universidade Autônoma de Madri (UAM), Espanha, nos meses de janeiro e fevereiro de 2010. O intercâmbio foi possível através do convênio estabelecido entre a Unijuí e a UAM, que tem a professora Drª Helena Callai como tutora na Unijuí, e Clemente Herrero, diretor de Departamento de Didáticas Específicas e tutor do convênio na UAM. O que guia os programas de ensino de química dos professores na Comunidade Autônoma de Madrid e o que concebem enquanto formação Básica em Química são as questões centrais da minha investigação. Nesse sentido, meu plano de atividades incluiu o estudo desses documentos oficiais; visita aos Institutos, para conversar com os professores, ter acesso aos Programas de Ensino de Química e compará-los com os livros de texto, os documentos oficiais e o desenvolvimento das aulas; e o acompanhamento de aulas na UAM, em classes de formação de professores. Quanto ao valor e o significado de uma experiência de intercâmbio internacional na formação de um mestrando, posso dizer que vai além da formação acadêmica. A oportunidade de nos inserirmos em outro mundo significa vivenciar a cultura daquele povo, o que nos permite ser menos extremistas diante de nossas crenças e concepções. Inserir-me no contexto europeu de ensino, além de ampliar as interpretações e ferramentas intelectuais e culturais de minha formação, oportunizou equiparar questões mais amplas de ensino, de concepções teóricas aliadas à necessidade de estabelecer diálogo e comunicação. Logo, uma experiência internacional é altamente enriquecedora, principalmente quando apostamos numa formação acadêmica de professores mais generalistas e com as condições de estabelecer o diálogo com a cultura e com o entorno social.
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O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) prorrogou, até a próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo para vagas remanescentes nos cursos de Mestrado e Doutorado. O ingresso é para o primeiro semestre de 2024.
Conforme o edital disponível na página do Programa, estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 15 para o Mestrado e cinco para o Doutorado. Para fazer a inscrição, os estudantes interessados que querem ingressar devem acessar o site do PPGMMC e clicar aba “Processo Seletivo”.
O candidato deve encaminhar documentação de identificação, histórico escolar de graduação; diploma de graduação ou atestado de conclusão do curso; curriculum vitae no formato lattes; Memorial Descritivo e questionário eletrônico. Os candidatos ao Doutorado devem encaminhar, ainda, histórico do mestrado e diploma de mestrado. Também devem encaminhar o projeto de pesquisa que contemple uma das linhas de pesquisas do programa, assim como ter aderência aos temas de pesquisas de um dos professores.
Para o mestrado em Modelagem Matemática, o público-alvo é de portadores de diploma em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à matemática. Já para o doutorado são portadores de diploma de mestre em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada e áreas afins.
Mais informações sobre documentação exigida, edital e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática podem ser acessadas no site do PPGMMC, ou via contato com secretaria do Programa pelos telefones 55 3332 0205, ou 55 3332 0200 - Ramal 3408.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Unijuí está com processo seletivo complementar aberto. A seleção visa o preenchimento de vagas remanescentes dos cursos de Mestrado e Doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 2024.
Conforme o edital disponível na página do Programa, estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 15 para o Mestrado e cinco para o Doutorado. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de janeiro, no site unijui.edu.br/ppgmmc.
O PPG em Modelagem Matemática e Computacional é destinado para profissionais das áreas de Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciência da Computação e/ou áreas relacionadas à Matemática, que tenham interesse em uma das três linhas de pesquisa do PPGMMC: Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas; e Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados.
Para obter mais informações acesse a página unijui.edu.br/ppgmmc ou entre em contato com Secretaria do Programa pelos telefones 55 3332 0205, ou 55 3332 0200 - Ramal 3408.
Estudantes e professores do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí estiveram, recentemente, participando de uma primeira reunião com o grupo DC2 Digital Cities for Change, da Universidade de Cambridge, com o intuito de apresentar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na temática das Cidades Inteligentes.
O DC2 da Universidade de Cambridge é liderado pela professora doutora Jennifer Schooling e pesquisa temas relacionados a infraestruturas inteligentes e soluções baseadas em dados para auxílio na tomada de decisões com foco em Cidades Inteligentes. Um dos produtos mais recentes de pesquisa do grupo inglês é um framework que descreve as principais competências para liderar a inovação digital para a criação de valor público, por meio da digitalização responsável no ambiente urbano. Este framework atua nos estágios de planejamento, teste, incorporação e apoio. Além disso, fornece uma estrutura de entrega que se baseia na definição e na inter-relação entre tarefas, competências e funções.
Através da colaboração dos grupos brasileiro e inglês, busca-se aplicar este framework no município de Santa Rosa a fim de colaborar com seu planejamento urbano, gestão baseada em dados e em seus processos digitais. Na Unijuí, este trabalho será coordenado pelo professor doutor Sandro Sawicki, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, a partir da pesquisa da doutoranda Taís Arenhart. Segundo o professor Sandro, uma agenda de reuniões está sendo planejada para os próximos meses e deve envolver colaboradores da Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Existe um elo de ligação entre o GCA e a Prefeitura de Santa Rosa, por meio do Projeto Smart LiveLab, implantado no município.
Também participaram desta reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo da Prefeitura de Santa Rosa, Odaylson Eder; os professores Rafael Z. Frantz e Fabricia Roos-Frantz; os doutorandos da Uniuí Luciana Machado Cardoso e Taís Arenhart; e os pesquisadores da Universidade de Cambridge, doutores Viviana Angely Bastidas Melo, Kwadwo-Oti Sarpong e Carlos Molina Jimenez.
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