Mestrado e Doutorado

Vídeo: Confira como foi a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física

                 

Teve início na UNIJUÍ o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Uma aula inaugural, realizada nesta sexta-feira, dia 27 de abril, marcou o início das aulas do Mestrado, que tem como objetivo o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.


Mestrado Profissional em Educação Física na Unijuí e em Rede Nacional


 

A Unijuí, por intermédio do Curso de Educação Física e do Departamento de Humanidades e Educação e, nele, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, inicia nova oferta de Mestrado Profissional em Rede conjuntamente com a UNESP - SP. No último dia 13 de abril de 2018 ocorreu em caráter nacional, via plataforma digital on-line, a aula inaugural do Mestrado.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.

 Os professores/as: Dr. Fernando Jaime Gonzalez, Drª Maria Simone Vione Schwengber, Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, Dr. Paulo Carlan e Dr. Sidinei Pithan da Silva, irão constituir o corpo docente que irá assumir e conduzir a proposta na Unijuí. Os professores são membros do Grupo de Pesquisa Paidotribas e da REIIPEFE (Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar), além de atuarem no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí.

Nesta primeira turma a Unijuí contará com 12 estudantes / professores pesquisadores que atuam na educação básica. As aulas presenciais ocorrerão no Campus da Unijuí e, para a primeira turma, funcionarão de acordo com o calendário previsto pela Unesp e pela organização interna do Curso na Unijuí entre março de 2018 e junho de 2019.

A primeira aula presencial será realizada nos dias 27 e 28 de Abril. A secretaria do Curso funcionará junto ao programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Unijuí /RS. Os estudantes e demais interessados podem saber mais informações pelo telefone, (55) 3332 0417, ou e-mail – poseduca@unijui.edu.br, com a secretária Carmen Antunes, ou com o professor coordenador do polo, Sidinei Pithan da Silva, pelo e-mail sidinei.pithan@unijui.edu.br ou fone 996769983.


Estudantes do Dinter realizam estágio no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) recepcionou os estudantes do Dinter, Doutorado Interinstitucional entre a Unijuí e Unibalsas, na segunda-feira, dia 24, com a presença de representantes da reitoria, coordenação, professores, secretárias e estudantes, com explanação sobre o Programa e a Unijuí como um todo. 

Com o tema “Tempo passado como recordação e expectativa”, o professor Paulo Rudi Schneider fez uma reflexão sobre a importância da pesquisa e, para enriquecer ainda mais o momento, fez uma apresentação de violino.

A maioria destes doutorandos são docentes da Unibalsas e irão permanecer no Programa no período de 30 dias, para a realização do estágio, que prevê muitas demandas. Será um período de muita aprendizagem, pois os estudantes serão inseridos em atividades planejadas pelo PPGEC, sobretudo, momento intenso com seus orientadores, para a elaboração da tese de cada um. 

Destaca-se que o PPGEC iniciou as atividades do Minter e Dinter (mestrado e doutorado interinstitucional) em março deste ano, com um total de 30 estudantes. É a primeira oferta do Minter e Dinter, pela Unijuí, através do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, pelo convênio firmado com a Unibalsas.

Segundo a Reitora e professora da Unijuí/PPGEC, Cátia Maria Nehring, o Minter e Dinter representa uma ousadia de uma Instituição do interior do Noroeste do Rio Grande do Sul e de uma Faculdade no interior do sul do Maranhão que possuem a missão de transformar vidas, para que possam transformar o mundo.

Para o doutorando e Professor da Unibalsas, Jefferson Carvalho Barros, o curso trará resultados positivos. “Estou muito confiante de que essa imersão no universo do conhecimento aqui na UNIJUÍ trará muitos resultados para nossa formação acadêmica. Fomos muito bem recebidos e esperamos que esse momento seja de profunda reflexão e construção do conhecimento através do programa de Doutorado em Educação nas Ciências e que as vivências aqui experimentadas sirvam para contribuirmos com o desenvolvimento da educação em nossa região”, comentou.

De acordo com os professores do Colegiado do Programa e representantes da Coordenação, Maria Simone Vione Schwengber e Sidinei Pithan da Silva, o Programa empenha-se em formar estes doutores da Unibalsas, aptos a responder pelo título, sobretudo, pelas pesquisas desenvolvidas ao longo dos seus quase 25 anos de existência, com oferta de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e nota 5 atribuída pela CAPES na última avaliação quadrienal, 2013-2016.

Trata se de um compromisso social pelo viés da pesquisa e da formação com a construção de um País e de uma nação. Outrossim, um desafio de compreender e intervir  na educação tendo em vista o enfrentamento de realidades que nos exigem do ponto de vista do comprometimento científico, filosófico, ético e político.

 

Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado Interinstitucional

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos Minter, Mestrado Interinstitucional, e Dinter, Doutorado Interinstitucional, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, na Unibalsas – Faculdade de Balsas, em Balsas no Maranhão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro pela página do Programa, no Portal da Unijuí. São 20 vagas disponíveis para o Minter e seis vagas para o Dinter. O processo seletivo é composto pela prova escrita, análise e avaliação do Currículo Lattes, avaliação do projeto, memorial reflexivo e entrevista. Os resultados serão divulgados até o dia 17 de dezembro na página do Programa

Por meio do convênio consolidado entre Unijuí/PPGEC e Unibalsas, desde 2014, houve a aproximação entre as duas instituições e seus pesquisadores, facilitando o diálogo e proposições. A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.

 


Aluna do Mestrado em Atenção Integral à Saúde participa de live sobre Síndrome de Burnout e a capacidade de resiliência

            

A Enfermeira Carmen Cristiane Schultz, mestranda do curso de Pós- Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, participou da live intitulada Síndrome de Burnout e a capacidade de resiliência, realizada na ULBRA- Campus Carazinho, no dia 30 de julho.

A mestranda  explanou sobre a Síndrome de Burnout e a capacidade de Resiliência da enfermagem, estratégias e ações no enfrentamento a pandemia COVID-19, com vistas a garantir assistência segura e qualificada a sociedade e minimizar danos à saúde do trabalhador. 

“As dificuldades e desafios vivenciados no dia a dia de trabalho podem levar à exaustão física e emocional, o que favorece o desenvolvimento de transtornos que podem comprometer a qualidade assistencial e a prestação de serviços em saúde (MOURÃO et al., 2017). Descrita pelo psicanalista alemão Herbert J. Freudenberg, em 1974, a Síndrome de Burnout origina-se do verbo inglês “to burn out” que significa queimar-se por completo, consumir-se (ALVES, 2017). E, por acometer principalmente profissionais cujo trabalho requer contato direto com o público, suscita uma importante questão ocupacional e social. 

Cumpre destacar que, a temática compõe a pesquisa de dissertação de mestrado  intitulada “Dor musculoesquelética, estresse, Burnout e resiliência em profissionais de enfermagem no contexto hospitalar”, que tem como orientadora a Profª Dra. Eniva Miladi Fernandes Stumm e coorientadora a Profª Dra. Patrícia Treviso.

 


Seleção do Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre vagas para estudos sobre a covid-19

         
  

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com edital aberto para a seleção de novos estudantes em regime de Fluxo Contínuo. As inscrições podem ser realizadas na Página do Programa até o dia 28 de agosto. Serão 14 vagas, que serão selecionadas mediante análise de currículo, análise de projeto e entrevista. Mais informações pelos contatos ppgais@unijui.edu.edu.br. 

Neste edital, o Programa vai destinar sete vagas para candidatos que encaminharem intenção de projeto de pesquisa sobre a covid-19, devendo contemplar uma das seguintes abordagens: 

I. Avaliação laboratorial e covid-19: Exames de detecção e acompanhamento 

II. Fisiopatologia e clínica da covid-19 

III. Epidemiologia da covid-19 

IV. Análise e estimativas do impacto da covid-19 

V. Impacto ambiental da covid-19 

VI. Bem-Estar e Saúde Mental e covid-19 

VII. Cuidado e Educação em Saúde e covid-19 

VIII. Políticas Públicas de Saúde e covid-19 

IX. Estilo de Vida, Atividade Física, Comportamento Sedentário e covid-19 

X. Terapias medicamentosas e não medicamentosa para covid-19

Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, sendo reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico. Dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.


Estudo analisa os efeitos de filmes de comédia durante a hemodiálise

Confira a seguir o trabalho da enfermeira e mestre Edinara Moraes Morais, egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, sobre a relação entre filmes de comédia e seus efeitos durante a hemodiálise.



Apesar dos avanços obtidos no tratamento da Insuficiência Renal Crônica após a implementação da hemodiálise, esta doença apresenta elevada prevalência e mortalidade e gera prejuízos à saúde psíquica e à qualidade de vida dos pacientes. Neste sentido, tem sido descritas investigações sobre os benefícios da utilização de práticas complementares não farmacológicas durante a hemodiálise que compreendem intervenções que geram benefícios à saúde, tornam o ambiente mais agradável e podem impactar positivamente no bem-estar dos pacientes além de reduzirem os níveis de ansiedade, depressão e estresse, melhorarem o humor e diminuírem os sintomas indesejáveis e os desfechos adversos.

A partir da observação dos efeitos benéficos das terapias complementares surgiu o interesse na investigação de uma prática de lazer que proporcionasse bem-estar ao paciente durante o procedimento hemodialítico e reduzisse os desconfortos inerentes ao procedimento. Neste sentido, foi proposto aos pacientes a participar de uma prática complementar assistindo a filmes de comédia durante a sessão de hemodiálise, pois a hipótese era que esta atividade poderia promover efeitos similares a outras práticas complementares já descritas na literatura, mas com menor dificuldade de implantação nos serviços de hemodiálise. O estudo foi pioneiro em demonstrar a utilização de filmes de comédia como intervenção terapêutica em indivíduos em tratamento dialítico e se propôs a analisar os efeitos nos níveis de estresse, ansiedade, depressão, qualidade de vida, intercorrências intradialíticas e parâmetros laboratoriais. Os resultados demonstraram que a prática complementar proposta foi associada à redução nos escores de ansiedade e depressão, nas intercorrências como hipertensão e cefaléia e melhoria na qualidade de vida de pacientes renais crônicos.

A autoria deste trabalho foi da enfermeira e mestre Edinara Moraes Morais egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde que verificou que a apresentação de filmes durante a hemodiálise reduziu os níveis de ansiedade e depressão, melhorou a qualidade de vida e reduziu as complicações durante o procedimento. O estudo foi orientado pelo médico nefrologista Prof Doutor Paulo Moreira, da Unicruz e co-orientado pela Fisioterapeuta Profa Doutora Eliane Roseli Winkelmann, da Unijuí, integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral a Saúde.

O estudo está publicado como “Movie watching during dialysis reduces depression and anxiety and improves quality of life: a randomized clinical trial” na revista “Complementary Theraphies in Medicine” e está disponível para leitura em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0965229919317728.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde: inscrições iniciam na sexta-feira

No próximo dia 20 de março abrem as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde, oferta em associação entre Unicruz e Unijuí. O processo seletivo oferecerá 22 vagas.

Os interessados devem se inscrever por meio da página do curso, no Portal da Unijuí. A documentação necessária para confirmar a inscrição está descrita no edital, que está disponível no mesmo endereço.

O processo seletivo se dará em duas etapas. A primeira etapa será obrigatória, eliminatória e classificatória e será composta pela prova e pela análise do currículo. A segunda etapa será composta por entrevista e análise da intenção de projeto de pesquisa.

As inscrições seguem até o dia 30 de abril e a nova turma deve iniciar as no dia 13 de julho.

Conheça o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais

 


Mestrado em Atenção Integral à Saúde realiza Aula Inaugural e Encontro de Egressos

                   

Na sexta-feira, dia 06, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, Aula Inaugural e Encontro de Egressos do curso.

Na programação, que iniciou no turno da tarde, foi realizada a palestra “O enfoque interdisciplinar na pesquisa e na formação em saúde: o horizonte da complexibilidade”, com o professor Dr. SidInei Pithan da Silva (PPG Educação nas Ciências - Unijuí) e apresentação do Programa para Turma 2020, realizada pelos coordenadores do Programa, professor Dr. Thiago Gomes Heck (Unijuí) e professora Dra.Janice de Fatima Pavan Zanella (Unicruz).

E, na programação da noite, foi realizada a “Mesa Redonda: Experiências acadêmicas e profissionais de egressos do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde”, com as mestras Natacha Cossetin Mori, Pâmela Vione Morin e Franciéli Aline Conte. Logo após, ocorreu ainda a Palestra: “O mundo do trabalho está mudando? (Visão de futuro do mercado de trabalho)”, com a professora Dra. Ana Maria Bellani Migott, da Universidade de Passo Fundo.

No evento, os participantes também prestigiaram uma apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais


Estão abertas as inscrições para Aluno Especial do Mestrado em Atenção Integral à Saúde

                     

Estão abertas as Inscrições para Aluno Especial do Mestrado em Atenção Integral à Saúde. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail ppgais@unijui.edu.br até o dia 08 de agosto de 2019 por meio de preenchimento de formulário disponível na página do Programa. A matrícula deve ser realizada diretamente na Secretaria Acadêmica da Unijuí, entre os dias 05 e 08 de agosto de 2019. 

Para o segundo semestre de 2019 são ofertadas quatro vagas para cada uma das seguintes disciplinas: Reabilitação Multidisciplinar em Indivíduos com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis; Plantas Medicinais na Atenção à Saúde; Biomarcadores Celulares e Moleculares das Populações; Epidemiologia.

O Edital completo está disponível na Página do Programa.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).