Mestrado e Doutorado

Educação nas Ciências promove Seminário sobre o legado de Zygmunt Bauman

              

Nesta quarta e quinta-feira a Unijuí promove o“Seminário Temático sobre Sociedade e Educação na Modernidade Líquida: o legado de Zygmunt Bauman”, evento especial para marcar os 25 anos de história do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências. Toda a programação está sendo desenvolvida no Youtube da Universidade.

O objetivo é compreender os potenciais da Filosofia Social e Moral de Zygmunt Bauman para pensar a sociedade, a educação e a docência com seu vínculo com a Teoria Crítica, a emancipação e a diferença. 

Na abertura, ocorrida na manhã desta quarta-feira, foi realizada a Conferência Internacional, intitulada “Educação, Literatura e Juventude em Tempos Líquidos: diálogos com Zygmunt Bauman”, com Riccardo Mazzeo, que falará da Itália. Ele é escritor, tradutor e agente literário, licenciado em Literatura e Línguas. Escreveu, junto com Bauman, o livro “O Elogio da Literatura”, um diálogo sobre a relação entre a sociologia e a literatura. Confira toda a programação do evento na site da Unijuí, clicando neste link. 

 Confira como foi a atividade inicial:

          

          

Promoção

Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí

Departamento de Humanidades e Educação – Unijuí

Curso de Letras, História, Educação Física, Psicologia e Pedagogia – Unijuí

Grupo de estudos: Práxis: Educação, Docência e Sociedade - Unijuí

Grupo de estudos: Zygmunt Bauman - Unibalsas

 

 


ANÁLISES ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Laís Francine Weyh, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

Cátia Maria Nehring, Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental foi elaborada entre os anos de 2015 à 2017, contando com três versões até ter a sua homologação final pelo Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma política nacional de caráter normativo que visa ser uma referência obrigatória para a construção dos currículos da Educação Básica brasileira. O documento define uma formação nacional comum, composta pelas aprendizagens essenciais que os alunos necessitam ter acesso e desenvolver em cada etapa de ensino, e uma parte diversificada, a qual possibilita a inclusão de conteúdos e temáticas de interesse de cada instituição escolar, frente ao seu contexto e as necessidades dos sujeitos envolvidos na prática pedagógica.

Há um grande número de pesquisas acadêmicas publicadas em plataformas e revistas científicas que tecem análises sobre a BNCC, e em especial, a sua proposta para o ensino de História. Nesta perspectiva, este texto tem o intuito de explicitar brevemente algumas contribuições que envolvem esta temática, após realizar a investigação de cinco dissertações e uma tese, todas de 2018, encontradas no Catálogo da Capes, bem como de treze artigos, produzidos em sua maioria por professores universitários com doutorado, entre os anos de 2016 a 2019. Durante o estudo dessas pesquisas, percebeu-se que há consensos analíticos entre os pesquisadores, por isso optou-se por agrupá-los em diferentes focos, facilitando a elaboração de um panorama sobre as pesquisas desenvolvidas.

O primeiro ponto consensual diz respeito às influências externas ligadas ao contexto econômico, político e ideológico mundial vigente que redimensionam o papel da educação na contemporaneidade. Nesse sentido, os pesquisadores acreditam que a sociedade atual é composta e dirigida por grupos dominantes, detentores de poder financeiro, que com suas ideias, influenciam a construção das políticas públicas numa tentativa de homogeneização das práticas institucionais. Logo, a educação, enquanto parte do projeto social, se configura de modo a atender as demandas do sistema neoliberal, transformando a escola numa verdadeira empresa. Isto é perceptível quando a BNCC foca no desenvolvimento de competências e habilidades que estão relacionadas com aquilo que é solicitado nas avaliações que medem a “boa educação” dos diferentes países.

O segundo foco refere-se ao processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, desde a escolha dos especialistas, os conceitos que a embasam, a organização e estrutura da normativa. Conforme os pesquisadores, na primeira e segunda versão da Base, a definição dos colaboradores ocorreu tendo critérios de seleção bem estabelecidos, e a participação nas consultas e audiências públicas foram mais democráticas, enquanto na versão homologada, os especialistas eram somente do sudeste brasileiro, ligados à Secretaria Executiva do MEC, e as reuniões abertas ao público foram feitas em menor quantidade.

Existe uma crítica ao curto espaço de tempo (questão de meses) em que as versões foram produzidas e revisadas, questionando-se então qual a real participação dos docentes das escolas na estruturação dessa referência aos currículos. E por fim, o terceiro ponto reflete sobre a edificação do componente curricular História na BNCC, que segundo os pesquisadores, propõe a manutenção de um ensino de História tradicional, de matriz eurocêntrica, utilizando o método quadripartite de divisão (Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea), perpetuando a visão de colonialidade dos demais países perante os europeus e subalternização dos povos indígenas e afrodescendentes.

Contudo, os pesquisadores asseveram que na primeira versão do documento, a ideia era a de romper com essa lógica conservadora, apoiando-se numa perspectiva mais nacional e identitária, organizando os conteúdos com ênfase na História do Brasil e valorização das culturas tidas como “inferiores”, para posteriormente convergir ao conhecimento de outras realidades, culturas e povos, como a europeia. Porém, houveram várias oposições, fazendo com que se retornasse ao estilo tradicional de organização. E na terceira versão, o destaque está numa proposta que parece querer transmitir os saberes profissionais dos historiadores para os alunos na escola. Nesse caso, o aspecto positivo está na utilização de diferentes fontes históricas para o processo de ensino-aprendizagem.


REFERÊNCIAS
BRAZÃO, Diogo Alchorne. Entre o colonial e o decolonial: a Base Nacional Comum Curricular como território de disputas. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - UERJ, São Gonçalo, 2018.
CATELAN, Magdale Machado. A influência das políticas neoliberais no ensino de História nos anos finais do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens) - UFN, Santa Maria, 2018.
COSTA, Raquel da. Estado, políticas de educação e ensino: em debate a Base Nacional Comum Curricular (2015-2017). 2018a. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2018a.
COSTA, Vanessa do Socorro Silva da. Base Nacional Comum Curricular como política de regulação do currículo, da dimensão global ao local: o que pensam os professores?. 2018b. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018b.
GIDALTE, Lara Ximenes. Diálogos entre a História local e o Ensino Fundamental – 2º segmento: propostas de inserção curricular em Casimiro de Abreu/RJ. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - UERJ, São Gonçalo, 2018.
OLIVEIRA, Mariana Xavier de. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: da política pública curricular ao ensino de História. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem) - FURG, Rio Grande, 2018.


Seminário Temático sobre Sociedade e Educação na Modernidade Líquida: o legado de Zygmunt Bauman será realizado na Unijuí

            

Em comemoração aos aos 25 Anos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, será realizado o “Seminário Temático sobre Sociedade e Educação na Modernidade Líquida: o legado de Zygmunt Bauman”. O objetivo das discussões é compreender os potenciais da Filosofia Social e Moral de Zygmunt Bauman para pensar a sociedade, a educação e a docência com seu vínculo com a Teoria Crítica, a emancipação e a diferença. 

O evento será realizado nos dias 16 e 17 de setembro. Na abertura, dia 16, às 9h, será realizada a Conferência Internacional, intitulada “Educação, Literatura e Juventude em Tempos Líquidos: diálogos com Zygmunt Bauman”, com Riccardo Mazzeo, que falará da Itália. Ele é escritor, tradutor e agente literário, licenciado em Literatura e Línguas. Escreveu, junto com Bauman, o livro “O Elogio da Literatura”, um diálogo sobre a relação entre a sociologia e a literatura. A atividade será realizada pelo youtube da Unijuí.

Promoção

Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí

Departamento de Humanidades e Educação – Unijuí

Curso de Letras, História, Educação Física, Psicologia e Pedagogia – Unijuí

Grupo de estudos: Práxis: Educação, Docência e Sociedade - Unijuí

Grupo de estudos: Zygmunt Bauman - Unibalsas

Atestado

O Seminário Temático terá a validade de um crédito aos alunos do PPGEC, desde que tenha a participação em todos os turnos do evento. A cada final do turno do seminário temático será disponibilizada a lista de frequência (formulário google, online), que deverá ser preenchida e enviada, para efetivar a presença. O Seminário não tem custo de inscrição. Somente para quem desejar atestado. Confira na página do evento, neste link

Programação

16/09

9:00 – Conferência Internacional

Educação, Literatura e Juventude em Tempos Líquidos: diálogos com Zygmunt Bauman

Ms. Riccardo Mazzeo (Itália)

Mediação: Dra. Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso (UFFS-Brasil)

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 

10:30 – Mesa Temática 1

Sociedade e Educação em Tempos de Pandemia da Covid-19: Zygmunt Bauman, futuro líquido, retrotopia, e a cultura do diálogo

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí-Brasil)

Dra. Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso (UFFS-Brasil)

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 

14:00 – Mesa Temática 2

A Pesquisa em Educação no cenário da Modernidade Líquida: o significado da vida e da obra de Zygmunt Bauman para a educação

Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC-Brasil)

Mediação: Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI- Brasil)

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 

15:30 – Mesa Temática 3

Elogio da Literatura e Educação: Zygmunt Bauman, Riccardo Mazzeo e o potencial da crítica e da linguagem poética

Dr. Rudião Rafael Wisniewski (IFFAR- Brasil)

Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI- Brasil)

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 

17/09

9:00 – Mesa Temática 4

Educação Crítica em Tempos Líquidos

Dr. Felipe Quintão de Almeida (UFES-Brasil)

Mediação: Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí-Brasil)

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 

10:30 – Mesa Temática 5

A Educação Superior no Contexto da Modernidade Líquida

Dr. Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas-Brasil)

Me. César Augusto Danelli Junior (Unibalsas-Brasil)

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 


Educação nas Ciências está com inscrições abertas para novos estudantes no Mestrado e no Doutorado

             

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí está com edital aberto para vagas nos cursos de Mestrado e Doutorado, no Campus Ijuí.  É possível ingressar em uma nova turma até o dia 27 de novembro de 2020. 

Para o curso de Mestrado estarão disponíveis  25 vagas e para o Doutorado 12, sendo que, além dessas vagas, o Programa abre a possibilidade de ingresso de até 10% das vagas para alunos estrangeiros vinculados às universidades conveniadas ou admitidos mediante seleção específica, com forma de ingresso definidos pela Vice-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão e Colegiado do Programa. O valor da taxa de inscrição é de  para Mestrado: R$ 200,00 e Doutorado: R$ 295,00, após as matrículas será aberto edital para a concessão das bolsas.

Para mais informações acesse o Edital disponível na página do Programa. É possível entrar em contato com a  Secretaria do Programa pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail: poseduca@unijui.edu.br.


A ESSENCIALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA E AS QUESTÕES DE EMPATIA EM TEMPOS DE COVID-19

Ana Claudia Soares, aluna do curso de Mestrado em Educação nas Ciências, bacharel em Educação Física pela Unijuí. 

Maristela Borin Busnello, professora doutora do Programa de Pós- Graduação em Educação nas Ciências 

A base norteadora deste texto traz à pauta a discussão sob a inter-relação direta entre a prática das práticas corporais e a estreita relação com a empatia, em tempos de COVID-19. O COVID-19 teve sua incidência descrita inicialmente na cidade de Wuhan, na China, no final do ano de 2019. 

O coronavírus corresponde a uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais que é transmitido por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão contaminada; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc... (BRASIL, 2020), A doença se espalhou rapidamente, ultrapassando as fronteiras dos continentes e desde então, o mundo como um todo, se mobiliza em busca de soluções para controlá-lo, ao encontro de evitar sua disseminação. 

Enquanto muitos se movimentam na busca de superar “juntos” essa situação, tem aqueles que apenas lamentam o crescente número de mortes por todo o mundo. E ainda como senão bastasse tal negligência, faz pouco mérito das recomendações emanadas pelos órgãos representativos do combate à pandemia, como é o caso da Organização Mundial da Saúde (OMS). Buscamos neste ensaio, apresentar uma reflexão sobre esse assunto, não com o intuito de realizar um receituário acadêmico sobre o tema, mas sim apresentar nossa posição a respeito da essencialidade das práticas corporais, e as questões de empatia que permeiam a área da EF no campo da Saúde Coletiva, bem como apresentar algumas proposições, em relação a elas. 

O momento que vivemos decorrente pela pandemia de COVID-19 “surpreendeu o mundo e colocou luz sobre disputas ideológicas, geopolíticas, metodológicas e científicas no campo da saúde Global, que devem resultar em novas necessidades na formação e atuação profissional de saúde” (VENTURA et al., 2020, p. 1). Para além dessas necessidades relacionadas à reformulação profissional e demandadas pelo atual cenário, esses novos tempos, nos fizeram refletir sobre outras importantes relacionadas a nós humanos, o agir social. Com ele traz a tona para debate questões relativas à empatia, que, por exemplo, está diretamente relacionada com as questões que envolvem a adesão as medidas de isolamento social. 

A área da Educação Física (EF), emergiu nesse cenário de discussões, tendo como base, contraditórios posicionamentos dos profissionais, sociedade científica e entidades de classe, envolvendo o leque representativo das práticas corporais e suas diferentes manifestações (LOCH, RECH e COSTA, 2020). Uma das grandes polêmicas relacionadas ao COVID-19 que tem estreita relação com a EF é a discussão sobre a reabertura das academias de ginástica em plena pandemia (LOCH, RECH e COSTA, 2020). Assim como as outras áreas que compõem a grande área da saúde, a EF precisou movimentar alternativas para fazer frente ao fechamento das academias. As restrições da prática de exercícios ao ar livre e da aglomeração de pessoas, tendo em vista, a necessária busca de diminuir o contágio pelo novo Cornavírus, trouxe a área um desafio e com base nele podemos destacar o aumento na disponibilização e adesão de diferentes práticas corporais domiciliares, estimuladas, como é o caso por vídeo aulas ou treinos disponibilizados de modo on line. 

As práticas corporais domiciliares têm “demonstrando ser de grande viabilidade, segurança e eficácia na prevenção primária e secundária de doenças e eventos cardiovasculares” neste momento em que vivemos (CARVALHO, SILVA e OLIVEIRA, 2020, p. 2), como referência, temos a possibilidade da sua maior adesão. O pensar de seu desenvolvimento representa, ainda, outro óculo de visibilidade no que tange o exercício da empatia, fortalecimento do vínculo familiar e social, uma vez que ao praticarmos em casa, evitamos a circulação de pessoas e ainda temos a possibilidade de praticarmos com a família. Tais atitudes como usar máscaras, se manter fisicamente ativos em casa, sair somente o necessário, são ações que podem até não resolver todos os nossos problemas, mas, nos ajuda, á tornar-se mais atores neste palco que è a vida. 

As práticas corporais são de fato de extrema relevância para a saúde e bem estar da população, seja sua essencialidade em pauta em tempos de pandemia ou não. No entanto a EF enquanto área da saúde precisa demostrar, agora mais do que nunca, o seu olhar humano, promovendo o bem de todos de acordo com o enquadramento que a atual situação demanda, de forma racional e empática. As práticas corporais se fortalecem assim como nossas escolhas, a partir da demanda de nossos modos de ser e agir, quando pensamos no outro, seja os grupos, as famílias ou os amigos, pensamos além de nos. Esse agir reverbera sob toda uma sociedade, em que voluntariamente contribuímos ao delimitarmos nossas escolhas com empatia e fraternidade. 

A “empatia é uma virtude útil, que também propicia vínculo, desencadeando uma “ponte afetiva” de dar e receber (DARK et al., 2018, p. 107). Empatia é “a internalizações do outro, de forma a se colocar no lugar de outrem, compreendendo os pensamentos e emoções evidenciados mediante alguma situação”, agir com empatia condiz em pensar no seu bem-estar, e nos demais, uma vez que os serviços, as empresas e a economia só acontecem perante a humanidade, sem ela, nada disso apresenta sentido algum (DARK et al., 2018, p. 107). 

Uma interpretação sobre o outro, no funil das essencialidades das práticas da vida diária, sejam elas interligadas a as práticas corporais ou não é fundamental na pandemia do Covid-19. Trazer á debate esse panorama potencializa a luta em por torná-las parte de um movimento social, orquestrado no pensar de um bem maior, o estado de saúde de toda uma população. Ser individualista neste momento que vivemos é configurar-se sem empatia, seja pelas vidas perdidas, as famílias enlutadas ou por uma reflexão que se se sobrepõe a todo esse contexto, contrariando a luta diária do mundo todo, que busca incessantemente o controle e a irradicação da doença. 

REFERÊNCIAS 

Brasil. O que é COVID-19. Ministério da Saúde. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca https:,2020. 

Carvalho FFB de, Silva RG da, Oliveira RB. A essencialidade das academias de ginástica para a saúde diante da pandemia da COVID-19 no Brasil. Rev Bras Ativ Fís Saúde [Internet]. 7o de julho de 2020 [citado 25 de julho de 2020];25:1-. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14282 

Bark, Marcelo. Mocelin; Posanski, Marjory; Oliveira, Kauhanna, Vianna de; Brancher ,João, Armando; Kriger, Léo; Gabardo, Marilisa, Carneiro, Leão .Alteridade e empatia: virtudes essenciais para a formação do cirurgião-dentista. Revista da ABENO • 18(2): p. 104-113, 2018. 

Loch, M.R., Rech, C.R., Costa. F.F. A urgência da Saúde Coletiva na formação em Educação Física: Lições com o COVID-19. Ciência Saude Colet [periódico na internet] (2020/Jun). [Citado em 24/07/2020] 

Ventura DFL, Ribeiro HG, Giulio GM, Jaime PC, Nunes J, Bógus CM, Antunes JLF, Waldman EA. Desafios da pandemia de COVID-19: por uma agenda brasileira de pesquisa em saúde global e sustentabilidade. Cad. Saúde Pública 2020; 36(4): e00040620.

 


Educação nas Ciências: formação de educadores, desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar

              

Em oferta desde 1995, tendo sido a primeira oferta de Mestrado e posteriormente de Doutorado (2009) da Unijuí, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. 

Tendo como um dos seus principais articuladores o professor Mario Osorio Marques, também um dos fundadores da FIDENE, mantenedora da Universidade, da EFA, Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. Já formou mais de 700 profissionais que atuam em diferentes regiões do país. Atualmente também oferta cursos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Universidade de Balsas, no Maranhão.

Segundo o coordenador, professor Sidinei Pithan, o Programa forma mestres e doutores, há 25 anos, com capacidade para intervir de forma qualificada nos diferentes espaços de atuação. “Grande parte dos egressos ocupam espaços de importância e destaque no cenário educacional brasileiro, sendo protagonistas em seus lugares de atuação”. Além disso, complementa o professor, “o Programa busca explicitar os modos como os conhecimentos, que estão na base da vida social e cultural, se constituem, ao mesmo tempo em que busca, a partir dessa compreensão, delinear as formas mais coerentes e fecundas de comunicação desses conhecimentos em espaços pedagógicos de aprendizagem. Esta compreensão de fundo, tornando-se pressuposto e está na base do programa desde Mário Osório Marques, tendo animado e orientado a formação de educadores e pesquisadores em educação ao longo dos anos na Unijuí”, salienta.

 Linhas de Pesquisa:

Inscrições

A partir de 08 de setembro o Programa estará com inscrições abertas para a nova turma dos cursos de Mestrado e Doutorado. Confira todos os detalhes na página da Educação nas Ciências, neste link. Também é possível ligar no 55 3332-0417 para conversar diretamente com a secretaria.

 


Educação nas Ciências elege novos membros do Colegiado e Coordenador

                  

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, na data de hoje, 17/08/2020, turno da manhã, realizou reunião pelo google meet, convocada pela Chefe do DHE, Profª Elisiane Felzke Schonardie Costann, para proceder a eleição dos novos membros do Colegiado e dentre estes a eleição do Coordenador. A eleição foi necessária tendo em vista o término do mandato do Colegiado e Coordenação do Programa, que até então estava sob a responsabilidade dos professores Sidinei Pithan da Silva, Maria Cristina Pansera de Araujo, Maria Simone Vione Schwengber e Eva Teresinha de Oliveira Boff- Coordenadora.

Foram eleitos para o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, os professores Sidinei Pithan da Silva, Maria Cristina Pansera de Araujo, Maria Simone Vione Schwengber, Vânia Lisa Fischer Cossetin, juntamente com as atuais representantes discentes dos cursos do Mestrado e Doutorado, Rosana Vargas e Caterine Brachtvogel, respectivamente. Para Coordenador do Programa foi eleito o professor Sidinei Pithan da Silva. O novo Colegiado inicia o mandato de 4 anos, na data de hoje 17/08/2020.

O novo Coordenador, Prof. Sidinei Pithan da Silva, agradeceu a todos pela confiança na sua indicação para Coordenar o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, em especial ao Colegiado que findou o seu mandato, tendo a Profa. Eva Boff como Coordenadora, os quais desempenharam a função em meio a tantos desafios, com muito êxito, e se propôs a dar continuidade com todo o seu empenho e contando com a colaboração de todos.

 


“Educação e ciência: desafios do mundo contemporâneo” será tema de evento na Unijuí

             

No mês de novembro de 2020, será realizado o XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e o I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (SIEPEC), nos dias 25 e 26 de novembro. Os eventos vão marcar os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Jubileu de Prata), com homenagem ao professor Mario Osorio Marques, um dos fundadores da FIDENE - UNIJUÍ. 

A programação desenvolverá a temática “Educação e ciência: desafios do mundo contemporâneo”, por meio da qual é pretendida a constituição de um espaço para problematizar questões sociocientíficas, informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação, o conhecimento de professor, no mundo contemporâneo. O objetivo é proporcionar um debate sobre o papel da Educação e da Ciência em relação aos obscurantismos contemporâneos no cenário educativo atual, buscando apresentar pesquisas sobre ensino e extensão, que contribuam na formação integral e cidadã dos sujeitos. 

Dentre os temas que serão debatidos, pode-se destacar: educação inclusiva, equitativa e de qualidade em todos os níveis de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem aos sujeitos visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que promovam a participação responsável e criativa na sociedade em que atuam. Assim, o evento como um todo objetiva contribuir com a tarefa de compreender a atual conjuntura educativa e apresentar novas alternativas e perspectivas para o âmbito da educação, oportunizando momentos de diálogo e reflexão sobre um programa que se preocupa com uma educação de qualidade que contribua com a urgência do desenvolvimento de uma formação cidadã das novas gerações.

Para se inscrever, acesse a página do evento, no Portal da Unijuí. Lá também constam as normas para submissão de trabalhos, bem como a programação completa das atividades.

TIPO PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

VALOR

Apresentação de Trabalho: Professores Universitários

R$ 70,00

Apresentação de Trabalho: Professores da Educação Básica, graduandos e pós-graduandos

R$ 50,00

 

Participação no Evento como ouvinte

R$ 30,00

Programação

          


Internacionalização: Mestrandos e Doutorandos cursaram disciplina com professor da Polônia

               

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), com a assessoria do Escritório de Relações Internacionais (ERI), ofertou, pelo terceiro semestre consecutivo, uma disciplina em Língua Inglesa para os alunos do Mestrado, Doutorado, MINTER e DINTER, em parceria com a Universidade Maria-Curie Sklodowska, de Lublin, na Polônia.

A disciplina “Interculturality and internationalization in technology-assisted higher education” foi ministrada pelo Prof.Dr. Jaroslaw Krajka, do Departamento de Humanidades da UMCS, na modalidade online e teve a monitoria da Doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski.

A disciplina teve como escopo discutir a autonomia do aluno e a avaliação alternativa no ensino de adultos, com base na perspectiva intercultural. Buscou refletir acerca do processo de ensino de adultos dentro do paradigma da aprendizagem construtivista e centrada no estudante. No decorrer das aulas foram abordados os recursos específicos de uma sala de aula centrada no aluno, na promoção da autonomia e do ensino assistido por tecnologias.

A crescente busca por atividades de cooperação, envolvendo a troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras tem proporcionado diferentes ações em relação ao processo de internacionalização da Universidade. Segundo a Assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, as parcerias com universidades estrangeiras possibilitam diversas ações de internacionalização, como a mobilidade de professores e estudantes, pesquisas e publicações conjuntas, coorientações e composição de bancas com docentes do exterior, disciplinas ministradas por professores estrangeiros, dentre outros. Inclusive, a partir da interação do prof. Jaroslaw com o PPGEC, a doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski teve bolsa de estudos aprovada para realização de estágio sanduiche na IES da Polônia, prevista para dezembro deste ano.

Durante a pandemia, o ensino online consolida-se como uma importante ferramenta de colaboração entre as Universidades. Para o Professor Jaroslaw, o maior desafio desse contexto de ensino consiste em encontrar o equilíbrio na forma de ministrar as aulas e na quantidade e tipo de atividades propostas aos alunos. Sobre a disciplina ministrada no PPGEC, o professor destaca que a mesma proporcionou a ele uma visão interdisciplinar sobre os tópicos abordados, pois os alunos são de diferentes áreas do conhecimento. E, também, pelo fato que ele pôde conhecer sobre a realidade do ensino no Brasil.

Para o PPGEC essa disciplina demonstra a importância da Língua Inglesa na Pós-Graduação e no Ensino Superior, pois a fluência em um segundo idioma é essencial para promover a mobilidade internacional como parte da formação acadêmica, bem como, incentiva a colaboração entre pesquisas em diferentes Universidades.

Conforme a Coordenadora do Programa, Profª. Eva Boff, que também atuou junto com o Prof. Jaroslaw na disciplina, foi um aprendizado desafiador, pois, além da proposta pedagógica da mesma, com bibliografias internacionais, os alunos tiveram que aprofundar o conhecimento da língua inglesa, com leituras e interpretações. Ainda, segundo a Coordenadora, a tendência de Programa de Pós-Graduação com nota 5 (atribuída pela CAPES), como é o caso do PPGEC, é de  cada vez mais promover ações em línguas estrangeiras, com vistas ao fortalecimento da internacionalização.

 


Seminário de Tese promoveu diálogos sobre problemáticas educacionais

            

Aconteceu de 22 a 26 de junho de 2020, em turno integral e de modo remoto, a disciplina de Seminário de Tese das turmas de doutorado ingressantes em 2019 do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Uma das turmas é a do DINTER – Doutorado Interinstitucional entre a Unijuí e Unibalsas.

O seminário foi coordenado por representantes da linhas do Programa, Marli Dallagnol Frison (Representante da Linha 1), Sidinei Pithan da Silva (Representante da Linha 2) e Maria Simone Vione Schwengber (Representante da Linha 3), bem como pelos demais professores do PPGEC, alunos de doutorado, professor diretor da Unibalsas e em momentos especiais contou com a presença de alguns professores coorientadores dos doutorandos de outros Programas de Pós-Graduação, da Unijuí e Unibalsas.

A disciplina de Seminário de Tese acontece no terceiro semestre para os alunos do doutorado, sendo destinado à apresentação do projeto de tese, com o intuito de qualificar a pesquisa, e a mediação teórica-metodológica. Tendo em vista essa missão, foram apresentados e discutidos os projetos de tese, a partir da leitura, compreensão e elaboração de pareceres, o que enriqueceu o horizonte teórico e reflexivo dos sujeitos envolvidos, promovendo diálogos potentes acerca das problemáticas educacionais. A metodologia do seminário  possibilitou um crescimento significativo se constituiu em um espaço profundamente formativo, possibilitando a todos uma experiência de imersão nos temas de pesquisa do PPGEC, num esforço coletivo e sensível para com os doutorandos e suas pesquisas. 

A possibilidade de apresentar as intenções de pesquisa para um grupo de professores e colegas que estudam diferentes temas educacionais e, principalmente, que investigam essas problemáticas tendo como horizonte teórico distintas teorias, que por vezes se complementam e por vezes divergem, ampliou as possibilidades compreensivas e o alcance educacional dos temas pesquisados. Além disso, e tão importante quanto, viver esse momento de expor os entendimentos e objetivos de pesquisa a um grande grupo possibilita a identificação de sentidos comuns de estudo. Com isso, a disciplina trouxe a possibilidade de estabelecer vínculos de pesquisa e compromissos para escrita conjunta de artigos. Movimento que deu o início a amizades e fortaleceu vínculos afetivos já existentes entre colegas e professores.

Apesar da Pandemia de Covid-19 não possibilitar cursar essa disciplina presencialmente, o compromisso e dedicação de todos foram primordiais para possibilitar uma experiência formativa, reforçando o compromisso coletivo com a pesquisa em Educação nas Ciências e com a tarefa de pensar e fazer mundo comum.