Mestrado e Doutorado

Seminário Temático vai debater “Pensamento Computacional na Educação Básica”

            

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promove, neste mês de outubro, mais um Seminário Temático, intitulado “Pensamento Computacional na Educação Básica”, que acontece nesta quinta-feira, 17 de outubro, com início às 8h30min, no Centro de Eventos do Campus Ijuí.

Ele será ministrado pelo professor Dr. Christian Puhlmann Brackmann, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. O objetivo é explicar ao público a importância da computação nas salas de aula, exercitar o pensamento computacional através de atividades, o estado da arte da adoção do PC e exemplos e abordagens em salas de aula.

As inscrições podem ser feitas na Secretária de Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br informando o nome completo e a opção pelo atestado. O atestado será emitido mediante o pagamento de R$10,00 e poderá ser pago somente no dia e local do seminário.

Professor da Polônia já ministrou Seminário neste mês

No dia 09 de outubro o Programa já havia realizado Seminário Temático, intitulado “Thematic Seminar in Education: technology, interculturality, and internationalization”, que teve duas abordagens principais: "Education and Technologies" e "Interculturality and internationalization at Higher Education Institutions". Esse seminário temático tem como objetivo aumentar a conscientização dos participantes sobre a variedade de possíveis contextos em que a tecnologia educacional pode ser usada no ambiente universitário, além de ferramentas e atividades que podem ser usadas para aprimorar o ensino com tecnologia. A atividade foi realizada pelo professor Dr. Jarosław Krajka, da Universidade Maria Curie-Sklodowska, da Polônia, instituição de ensino que possui uma intensa relação acadêmica com a Unijuí.

            


Oficina sobre Método de Pesquisa é realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

No dia 2 de outubro de 2019 a professora da Unijuí e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências, Daniela Zeni Dreher, ministrou a oficina “A pesquisa pelo método de revisão integrativa”, realizada no Mini Auditório do PPGEC. A atividade abre um conjunto de oficinas que abordam questões metodológicas de pesquisa e que serão desenvolvidas durante o segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020 no PPGEC- Unijuí, abertas a todos os interessados do PPGEC. A oficina contou com a coordenação da professora Helena Copetti Callai (Coordenadora do Grupo de Pesquisa EMGSC) e das Pós-doutorandas Maristela Maria de Moraes e Cláudia Ilgenfritz Toso.

Na oportunidade, a doutoranda Daniela mostrou os caminhos percorridos para a escrita de um artigo científico que constitui parte da sua tese, com base na metodologia de revisão integrativa muito utilizada nas pesquisas desenvolvidas na área da saúde, mas que também pode ser usada por outras áreas do conhecimento.

 


Seminários Temáticos discutirão temas relacionados com a educação e a tecnologia

                 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promove, neste mês de outubro, dois Seminários Temáticos, sendo que o primeiro terá como tema “Educação: Tecnologia, Interculturalidade e Internacionalização”, e acontecerá na quarta-feira, dia 09 de outubro, com início às 9h30. Será ministrado pelo professor Dr. Jaroslaw Krajka, da Universidade Maria Curie-Skłodowska, da Polônia. Esse seminário temático tem como objetivo aumentar a conscientização dos participantes sobre a variedade de possíveis contextos em que a tecnologia educacional pode ser usada no ambiente universitário, além de ferramentas e atividades que podem ser usadas para aprimorar o ensino com tecnologia.

O segundo seminário, intitulado “Pensamento Computacional na Educação Básica”, acontece no dia 17 de outubro, com início às 8h30. Ele será ministrado pelo professor Dr. Christian Puhlmann Brackmann, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. O objetivo é explicar ao público a importância da computação nas salas de aula, exercitar o pensamento computacional por meio de atividades, o estado da arte da adoção do PC e exemplos e abordagens em salas de aula.

Os Seminários acontecerão nos turnos manhã e tarde, ambos no Centro de Eventos do Campus Ijuí. A participação valerá um crédito, desde que o estudante tenha 100% de frequência em ambos. As inscrições poderão ser feitas na Secretária de Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br, informando o nome completo e a opção pelo atestado. O atestado será emitido mediante o pagamento de R$10,00 e poderá ser pago somente no dia e local do seminário.


Unijuí divulga edital para Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí – Mestrado e Doutorado – publicou edital para novo processo seletivo. A partir de segunda-feira, 02, estarão abertas as inscrições para candidatos interessados em uma das 25 vagas do curso de Mestrado ou das 12 vagas do curso de Doutorado.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí é credenciado pela Capes/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico, e desde 2009, para oferta de Doutorado. O Programa conquistou nota 5 na última avaliação quadrienal (2013-2016), o que mostra o reconhecimento da qualidade do PPGEC na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa.

O Programa trabalha com três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação; Educação popular em movimentos e organizações sociais.

O edital do processo seletivo está disponível na página do Programa, no Portal da Unijuí. Os interessados terão até o dia 18 de novembro para se inscrever.


Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências participa de Aula Inaugural na URI - Campus Frederico Westphalen

Na noite do dia 19 de agosto de 2019, o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências marcou presença na Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen. Estiveram presentes estudantes do mestrado, doutorado e pós-doutorado, acompanhados das professoras Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff e Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo.

O evento realizado em parceria entre o PPGEC da Unijuí, PPGEDU da URI e PPGEdu da UPF teve como palestrante o Professor Dr. Ângelo Ricardo de Souza, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e Coordenador Adjunto da Área de Educação na CAPES.

O Dr. Ângelo em sua fala intitulada “Pós-graduação em Educação no Brasil: cenários, desafios e perspectivas” trouxe um panorama sobre a pós-graduação no país, destacando sobre a importância de priorizar o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, enumerou os desafios para os programas de pós-graduação, os quais são sintetizados em: qualidade, futuro, inovação, internacionalização e impactos acadêmicos e sociais.

Além disso, o professor discorreu sobre os novos critérios de avaliação dos PPGs pela CAPES e a distribuição de recursos no cenário atual. Por fim, considerou a importância da produção científica, a qual deve ser compreendida em termos qualitativos e não quantitativos, enfatizando a importância da articulação entre a temática pesquisada pelos docentes e as pesquisas científicas propostas pelos discentes. 


Reunião nacional da ANPED terá como conferencista o professor Boaventura de Sousa Santos

                  

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí Convida estudantes, professores, egressos e demais pesquisadores para a 39ª Reunião Nacional da ANPEd, que terá como tema: Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências. O evento acontecerá de 20 a 24 de outubro de 2019 na Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá, Niterói-RJ.

A abertura, no dia 20/10, às 18h, será com o conferencista, prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra/Portugal.

Este tema inspirará uma reunião plural que marca o compromisso histórico da Associação com o direito à educação, à escola pública, à pesquisa crítica, rigorosa e comprometida com a justiça social e com a democracia. O tema provoca a análise crítica dos ataques que são de múltiplas dimensões, mas também inspira pensar que as lutas e as resistências são intensas e plurais.

São tempos desafiadores e a Reunião Nacional da ANPEd será espaço para renovar a capacidade de análise e dar visibilidade para a força e fecundidade da pesquisa educacional brasileira.

Demais informações, no site do evento: http://39.reuniao.anped.org.br/


Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realiza palestras em eventos pelo Brasil

Neste primeiro semestre de 2019, a professora do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí (DHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências(PPGEC), Helena Copetti Callai, participou de eventos em diferentes regiões do Brasil acerca do ensino de Geografia. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizada em Teresina, a professora abordou a temática “Ensino e pesquisa na formação de professores de Geografia”. Além disso, participou do trabalho de campo no Delta do Parnaíba e do Parque Nacional de 07 Cidades, do qual participaram também docentes pesquisadores de áreas como Antropologia, Arqueologia, História, Geologia, Geomorfologia e Geografia. O evento também contou com a participação de Sigfran da Silva Santana, orientando da professora Helena Callai, que cursa o mestrado no Minter/PPGEC/Unijuí-UniBalsas e trabalha como temática de sua dissertação “Google Earth como ferramenta didático pedagógica nas aulas de cartografia do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus São Raimundo Das Mangabeiras”, onde é professor.


Já em Campinas, São Paulo, participou do XIV ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia: políticas, linguagens e trajetórias do ensino de Geografia. O evento reuniu pesquisadores do ensino de Geografia de todos os estados brasileiros, com apresentação de mais de 700 trabalhos na área. A professora Helena participou da mesa de abertura denominada “Trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil”. No evento, ao serem apresentadas as histórias das pesquisas e dos pesquisadores da área, foi referida a professora Carina Copatti, recém doutorada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, como uma das mais jovens autoras de produções significativas e marcantes sobre a Geografia escolar brasileira. O destaque indicou três pesquisadores que em seus doutorados apresentaram produções marcantes para o ensino da Geografia, sendo um da USP (SP), outro da UFG (GO) e uma da Unijuí. Essa referência coloca a Unijuí no cenário de ponta da produção científica acerca da educação geográfica brasileira. Carina é atualmente professora da Educação Básica, atuando em escolas da zona rural e urbana em Charrua/RS. Sua tese abordou o tema “Pensamento Geográfico e Autonomia Docente na Relação com o Livro Didático: Percursos para a Educação Geográfica”,orientada pela professora Helena Copetti Callai, e defendida em abril de 2019.

 


Professor do PPGEC da Unijuí realiza conferência para alunos de EJA

Na noite de quinta-feira, 11 de julho, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Nas Ciências da Unijuí (PPGEC), Walter Frantz, foi conferencista do IV Encontro Anual de Alunos e Professores do Centro de Educação de Jovens e de Adultos, de Itapiranga/SC (CEJA). O professor abordou o tema “A Ciência da Vida e a Ciência da Escola”.

O IV Encontro Anual de Alunos e Professores do Centro de Educação de Jovens e de Adultos, reuniu alunos dos municípios de Itapiranga, Santa Helena, Tunápolis, Iporá do Oeste e São João, da região oeste catarinense. O propósito principal do evento foi expor para a comunidade regional os conhecimentos que os alunos construíram por meio do seu percurso formativo fora da escola e a relação com os saberes escolares.  Esta modalidade de ensino é constituída por pessoas que, por razões diversas, “quebraram” e/ou tiveram quebrado seu percurso formativo, e retornam aos bancos escolares a fim de atenderem seus interesses de vida e do mundo do trabalho.

O projeto “A Ciência da Vida e a Ciência da Escola” teve início em fevereiro de 2019, quando os professores, que atuam no Centro de Educação de Jovens e de Adultos, no I semestre letivo de 2019, começaram a fazer um levantamento das múltiplas qualificações e conhecimentos que os alunos possuem a partir do seu percurso formativo fora do formato da escola. Após o diagnóstico, estas habilidades foram expostas aos colegas para, em seguida, serem aproveitadas nos componentes curriculares semestrais.

O cruzamento dos conhecimentos socialmente construídos realizou-se de forma interdisciplinar pelos professores. No IV Encontro Anual dos alunos do CEJA houve a exposição dos principais trabalhos em forma de documentário. Para o desfecho do projeto realizou-se a conferência, ministrada pelo professor Walter Frantz, que esteve ainda reunido com os professores Roque Strieder, da Unoesc, professora Anastácia Strieder e professor Paulino Eidt, diretor do CEJA, para um reencontro e diálogos sobre pesquisa na área do cooperativismo e da educação.

Encontros e reencontros acadêmicos – entre CEJA e PPGEC.

Na segunda-feira, dia 08 de julho, o professor doutor Paulino Eidt, Diretor do Centro de Educação de Jovens e de Adultos, de Itapiranga/SC, esteve no Pós-Graduação em Educação Nas Ciências da Unijuí (PPGEC) para palestrar e dialogar com o grupo de doutorandos da Unibalsas (Maranhã). O professor Paulino realizou seu Mestrado na Unijuí e defendeu sua Dissertação “Porto Novo: da Escola Paroquial ao Projeto de Nucleação – Uma Identidade em Crise”, em 1998, sob a orientação da Profª. Drª. Helena Copetti Callai. Em 2006 defendeu sua tese de doutorado, na PUC/SP, sob o título “Projeto Porto Novo: fé, altruísmo e contradições dos alemães do Oeste de Santa Catarina”, de cuja banca de defesa participou o Prof. Walter Frantz, do PPGEC. A partir da tese, posteriormente, publicou o livro “Os sinos se dobram por Alfredo”, pela ARGOS. Em sua palestra aos doutorandos da Unibalsas, falou de suas experiências de pesquisa e escrita, na condição de pós-graduando e de professor, tendo como foco, especialmente, o livro publicado.


Minter e Dinter: estudantes da Unibalsas realizam atividades em Santa Rosa e Ijuí

              

Estudantes do Mestrado e do Doutorado Interinstitucional em Educação nas Ciências, parceria entre a Unijuí e a Unibalsas, do Maranhão, estarão na Unijuí durante um mês, realizando diversas atividades dos cursos em Ijuí e Santa Rosa. As atividades que iniciaram em 24 de junho, no Campus Ijuí, contemplam, além do acolhimento e recepção dos doutorandos, orientações, grupos de estudos, vivências e também atividades culturais, para marcar a estadia dos estudantes do Maranhão na região Noroeste do Rio Grande do Sul. 

No dia 1º de julho participaram de uma aula da disciplina de Gestão dos Processos Educativos Escolares, ministrada pela Professora Hedi Maria Luft, no curso de Pedagogia, no campus Santa Rosa. Os estudantes Camila Sousa da Silva, Líbera Bazzan Pillatt, Diego Nestor Soardi Andrada e Jefferson Carvalho Barros estiveram acompanhados do professor Walter Frantz. Na oportunidade falaram sobre a cidade de Balsas/MA, a história da Unibalsas, suas metodologias de ensino e alguns projetos que são desenvolvidos pela Instituição. 

Durante o encontro, as estudantes de Pedagogia também compartilharam as suas experiências de estágios em entidades educativas na região. Para a professora Hedi essa atividade foi um momento histórico para o curso de Pedagogia. “Foi um privilégio poder realizar essa troca de experiências entre os estudantes da graduação e do programa de Pós-graduação. As estudantes do curso de Pedagogia tiveram uma oportunidade inédita de realizarem essa vivência com professores do Maranhão”, ressaltou.  

Na semana de 8 a 12 de julho, as atividades foram realizadas no Campus Ijuí: orientações, grupos de estudos, vivências e também atividades culturais marcaram a estadias dos estudantes do Maranhão na região Noroeste do Rio Grande do Sul. 

A doutoranda do programa, professora Camila Sousa da Silva, destaca a experiência vivenciada. “Viver esta experiência de intercâmbio acadêmico por meio desse Programa representa alargar as margens da minha existência. O que adquirimos aqui, em conhecimento, em cultura, em “tonalidade afetiva”, enriquece a nossa vida, a nossa trajetória acadêmica, profissional e pessoal. A forma como fomos recebidos e contemplados fez a gente se sentir em casa, mesmo a 3 mil km de distância de lá. Considero que por meio desse projeto (Minter/Dinter), a Unibalsas e a Unijuí estão efetivamente realizando a missão que cada uma tem definida, pois as interações, as pesquisas e estudos realizados pelos envolvidos não são apenas em perspectiva própria, mas alcançando o contexto local e regional em que estão inseridas”. 

Saiba mais sobre os cursos

O PPGEC iniciou as atividades do Minter e Dinter (mestrado e doutorado interinstitucional) em março de 2019, com um total de 30 estudantes. É a primeira oferta do Minter e Dinter pelo convênio firmado com a Unibalsas. As disciplinas são ministradas por professores da Unijuí/PPGEC na Unibalsas, desenvolvidas em períodos presenciais e a distância. Da mesma forma ocorrem as atividades de orientação. As atividades a distância serão realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (Conecta) e sessões de videoconferência. As bancas examinadoras dos mestrandos e doutorandos serão realizadas presencialmente, na Unijuí/PPGEC. 

A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.


Unijuí participa do XII ENPEC no Rio Grande do Norte

As professoras Eva Teresinha de Oliveira Boff e Maria Cristina Pansera de Araújo participaram com apresentações de trabalhos no XII ENPEC, que aconteceu de 25 a 28 de junho, em Natal/RN.

Os trabalhos apresentados no evento foram os seguintes:

Pesquisa como prática formativa, das autoras Eva Teresinha de Oliveira Boff, Claudia Luciani Klein e Maria Cristina Pansera de Araújo.

Compreensões contemporâneas sobre a constituição do conhecimento de professor nas Ciências da Natureza, das autoras Maria Cristina Pansera de Araújo, Raquel Weyh Dattein, Vidica Bianchi.

Educação em saúde mediada por filmes comerciais num processo formativo de professores, das autoras Eliane Gonçalves dos Santos e Maria Cristina Pansera de Araújo.

Concepções de ensino interdisciplinar em ciências e TIC na sala de aula, das autoras Neide Marlene Traesel, Fernando Jaime González, Maria Cristina Pansera de Araújo.