Mestrado e Doutorado

Pós-Graduação em Educação nas Ciências discute Educação Ambiental

No dia 03 de setembro o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, em conjunto com o Ciclo de Formação de Professores da Unijuí, deu início ao Seminário Temático: Questões teóricas e metodológicas para a Educação Ambiental com o professor-pesquisador da área de Educação e Ciências Ambientais do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA), doutor Luiz Afonso Vaz de Figueiredo.

O Seminário tratou da trajetória da construção da ideia e dos princípios da educação ambiental abrangendo a busca de seus significados para a prática pedagógica em seus diversos tons, cores e sabores, e na riqueza do fazer socioambiental descobrindo valores, ações e reflexões sobre a produção social da educação ambiental promovendo, assim, a busca de novos olhares e uma leitura plural da Educação.

O evento foi transmitido para os três campi da Universidade e oportunizou a participação dos docentes, pós-graduandos e bolsistas. Com música e reflexões sobre o que é ambiente, o palestrante interagiu com a plateia proporcionando a troca de ideias e experiências assim como, explanou em sua fala a frase de Isabel Carvalho que diz que “o que importa numa mesa redonda não é esgotar um assunto, mas compartilhar o pensar”.

Desse modo, na terça-feira, dia 04 de setembro, o Seminário continuou para o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências no qual o professor Luiz Afonso Vaz de Figueiredo abordou a Fenomenologia, uma metodologia de pesquisa que aproxima o pesquisador e o sujeito investigado na perspectiva de que ambos sejam protagonistas do estudo. O foco de suas falas foram a educação ambiental a partir de um “ser” criativo e preocupado com a sustentabilidade.

Dialogando com autores como Gaston Bachelard e Edgar Morin, Luis Afonso abordou a importância da multirreferencialidade no campo da pesquisa educacional sob a concepção de uma linguagem plural, de um planejamento participativo e da escuta sensível. Ademais, a intenção foi ensinar nossos olhos a ver mais possibilidades sobre o assunto a partir de dinâmicas em grupo, releituras de teorias e práticas a fim de promover a consciência crítica, criativa, reflexiva e a sensibilização.

Além disso, ao apresentar sua tese de doutorado, o palestrante enfatizou temas amplos da educação e discutiu sobre o desenvolvimento de projetos na escola, visando uma formação mais significativa para o educando.


Doutorando da Unijuí realiza intercâmbio na Alemanha

Tércio Inácio Jung, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, turma de 2016, é orientando do professor José Pedro Boufleuer, e se encontra desde o dia 20 de agosto em Osnabrück, na Alemanha. Sua pesquisa tem como tema, o "Paradigma da Linguagem de Habermas e a validez das Ciências na Universidade brasileira e alemã". Esta pesquisa lhe oportunizou um intercâmbio (Bolsa de Doutorado Sanduíche), via CAPES, na Universität Osnabrück. 

Para registrar sua estadia no país europeu, Tércio optou pela fotografia, onde exibiu os lugares que conheceu e as suas atividades.

A primeira foto é da sua moradia, um condomínio só de estudantes de várias nacionalidades. A segunda é da Universität Osnabrück, com a qual possui vínculo (o “castelo” da foto foi construído em 1667), a UniOsnabrück tem vários outros prédios espalhados pela cidade. A terceira é do seu primeiro encontro com o professor Széll, amigo do professor Walter Franz. Na quarta se encontra na biblioteca da universidade. E a última é do seu primeiro negócio na Europa, uma bicicleta usada que adquiriu por 50 euros. 


Educação nas Ciências aprova curso de Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Unibalsas, do Maranhão

                   

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências obteve a homologação pela CAPES, no dia 16 de agosto, dos projetos para Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter), a serem ofertados na Unibalsas, do Maranhão, com início das atividades previstas para março de 2019. 

Por meio do convênio consolidado entre Unijuí/PPGEC e Unibalsas, desde 2014, houve a aproximação entre as duas instituições e seus pesquisadores, facilitando o diálogo e proposições, o que resultou na elaboração e encaminhamento dos projetos. 

As turmas de Minter e Dinter terão dois coordenadores, sendo a Profª Eva Teresinha de Oliveira Boff, pelo PPGEC/Unijuí (Instituição Promotora), e o Prof. Dr. Fábio Roberto Pillatt, pela Unibalsas (Instituição Receptora). Serão ofertadas 20 vagas para o Minter e 06 vagas para o Dinter. A seleção dos estudantes para ingresso nas turmas ocorrerá por meio de processo seletivo público, via edital do PPGEC, que prevê prova escrita, análise de currículo, memorial reflexivo, projeto de pesquisa e entrevista. 

As disciplinas serão ministradas por professores da Unijuí/PPGEC na Unibalsas, a partir de março de 2019, desenvolvidas em períodos presenciais e a distância. Da mesma forma ocorrerão as atividades de orientação. As atividades a distância serão realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (Conecta) e sessões de videoconferência. As bancas examinadoras dos mestrandos e doutorandos serão realizadas presencialmente, na Unijuí/PPGEC. 

Segundo a Coordenadora do Programa, profª Eva Teresinha de Oliveira Boff, a parceria viabilizará a formação de mestres e doutores para atuação na docência da educação superior, bem como potencializará os grupos de pesquisa e produção acadêmica qualificada. “Considerando, ainda, a importância dos programas de Pós-Graduação consolidados em desenvolver ações de solidariedade e nucleação, que viabilizem a formação de mestres e/ou doutores em lugares que não possuam programas similares de formação, estes projetos deverão contribuir para qualificação de recursos humanos, de modo a fortalecer o desenvolvimento regional pela produção de conhecimento qualificado”, observa a coordenadora. 

A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor. 


Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participa de evento na Argentina


 

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participou da XIII Jornada Nacionales, do VIII Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología, do VI Seminario Iberoamericano CTS e do X Seminário CTS, que foram realizados na Universidade Nacional de Quilmes, em Bernal, Buenos Aires - Argentina, nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2018.

As professoras Dr Lenir Basso Zanon, Dra Maria Cristina Pansera de Araújo, Dra Marli Dallagnol Frison e a doutoranda Tamini Wyzykowski representaram o programa e compartilharam as discussões com os ex-alunos Dra Ana Luiza Quadros, Dra Jaqueline Ritter, Dr Roque Ismael da Costa Güllich e Dra Sandra Nonenmacher.

Os eventos abordaram diversas temáticas relacionadas à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, Ensino de Ciências e de Biologia, Formação de Professores, Epistemologia da Ciência, Currículo, Pesquisa, Educação Científica, entre outras. Foram desenvolvidas conferências, oficinas, mesas redondas e apresentações de trabalhos em formato de comunicação oral e pôster.

Na ocasião foram socializadas pesquisas produzidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC) da Unijuí.

A participação nos eventos possibilitou momentos de interação, formação e troca de experiências com pesquisadores da área de Educação e Ensino de Ciências da Argentina, Brasil, Colombia, Uruguay, Chile, Portugal e Espanha.


Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de evento da ANPED na UFRGS

                           

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências esteve representado pela coordenação, secretária, professores e discentes na Reunião Científica Regional da XII ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) na UFRGS, Porto Alegre, no período de 23 a 26 de julho. O tema do evento foi: Educação, democracia e justiça social, tendo como abertura a conferência realizada pelo Prof. Dr. GaudencioFrigotto (UERJ).

A Programação contou com apresentação de trabalhos dos pesquisadores, nos diversos eixos temáticos do evento, bem como reuniões paralelas, como: 

- Fórum dos Editores de Periódicos em Educação da Região Sul (FEPAE), com a participação da professora Maria Cristina Pansera de Araújo. " A professora relata que este Fórum discutiu os critérios de avaliação dos periódicos da Educação e do formato da publicação das revistas de modo continuo. Foi um momento importante de trabalho e troca de experiências. 

- Fórum das Representações Discentes - representado pela mestranda Cristiane Girotto. A mestranda observa de que entre os dias 23 e 26 de julho de 2018 viveu momentos de amplo e fecundo debate acerca da Educação, da pesquisa, das questões sociais, políticas e culturais que nos perpassam.

A Reunião Científica Regional da ANPEd Sul é um evento que conta com sessões de apresentação de trabalhos, conferências e reuniões, e neste ano, pela primeira vez, teve a organização de um encontro de Discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado da área de Educação, sob a denominação de I Fórum de Representantes Discentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul do Brasil, no qual tive a oportunidade de estar representando os discentes do PPGEC da Unijuí.

Durante o Fórum foi discutido sobre: a representação discente em uma associação como a ANPEd; a visibilidade das demandas discentes; a urgência na defesa de políticas de valorização da pesquisa, da pós-graduação e da produção de conhecimento no Brasil.  Todas as discussões ocorridas durante o Fórum produziram pequenas teses que compuseram a “Carta de Porto Alegre”, que ao final do evento foi lida publicamente e será enviada a ANPEd Nacional.

A mestranda Cristiane destaca que o I Fórum de Representantes Discentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul do Brasil foi um grande passo em direção a criação de um importante espaço de diálogo sobre o ser estudante de um curso de Pós-Graduação em Educação, nestes tempos marcados por carência de democracia e justiça social." 

- Fórum de Secretário/as de Programas de Pós-Graduação - representado pela secretária Carmen Antunes. "Carmen salienta que os temas tratados no evento, relacionados a Secretaria de Pós-Graduação, foram de muitas aprendizagens, socialização de experiências, esclarecimento de dúvidas e integração entre os Secretários presentes das diversas regiões do País.  

- Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul - representado pela Coordenadora do PPGEC, Eva Teresinha de Oliveira Boff. A professora destaca a importância das reuniões do fórum como forma de compartilhamento e discussão dos diferentes desafios a serem enfrentados pela pós-graduação brasileira.  A reunião foi coordenada por Edla Eggert (PUCRS), coordenadora da Fórum Sul e Cláudio A. Dalbosco vice coordenador. Esteve presente o Coordenador do Fórum Nacional de coordenadores da Pós-Graduação, João Batista Nunes (UFCE), o qual chamou atenção sobre a importância da participação no “2º Seminário Sobre Avaliação da Pós-Graduação” a ser realizado no período de 17 a 19 de setembro de 2018, em Belo Horizonte/MG. Será o primeiro encontro com o novo coordenador da área da educação, Dr. Robert Evan Verhine, ocasião em que deverão apresentar as mudanças ocorridas para o quadriênio atual.

Dentre os diversos trabalhos aprovados para apresentar nos eixos temáticos, destacamos o da doutoranda Naira Giongo Pinheiro, que concentrou-se no Eixo 18 - Gênero e Educação, com a explanação do artigo “A construção social da imagem da mulher rural: publicações na rede social Facebook” de autoria da Doutoranda Naira Letícia Mendes Pinheiro e da ProfªDrª Maria Simone V. Schwengber. O artigo é fruto das pesquisas e estudos realizados em meio ao Grupo de Pesquisa de Gênero, formado por Mestrandas e Doutorandas, sob a Coordenação da ProfªDrª Maria Simone. Cabe destacar a relevância do Evento em meio às valiosas discussões no que tange a esta questão e às muitas abordagens realizadas pelas mesas temáticas, permitindo a convivência com pesquisadores (as) comprometidos (as) com a educação de qualidade, dialogando de forma crítica sobre as ideias e as ideologias que emergem das políticas conservadoras concebidas por este (des)governo que hoje paira sobre o país. 

A professora Eva T. o Boff Coordenou o Eixo Temático Currículo, com 17 trabalhos submetidos dos quais 11 foram aprovados e 10 e apresentados apresentados. O eixo teve sua centralidade nas discussões de currículo no espaço escolar o que mostra a relevância de pesquisas que produzem impacto na educação básica.

A Coordenadora do PPGEC, Eva Boff, destacou de que foi intensa a programação e a participação do público que representou o Programa. Ainda, de que estar juntos num evento que discute a educação é desafiador, e ao mesmo tempo gratificante, pois estamos envolvidos diariamente com este tema, sobretudo, acreditamos que através da educação é possível prospectar um Brasil melhor para todos.     


Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa do 5o Congresso Internacional de Saúde em Portugal

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participou do 5º Congresso Internacional de Saúde, realizado em Braga, Portugal.  Estiveram representando o Programa as professoras Eva Teresinha de Oliveira Boff e Maria Cristina Pansera de Araújo e a doutoranda Eliane Santos, que também participou da Missão Científica.

A Unijuí mantém convênio com a Universidade do Minho desde de 2013 e realiza atividades de ensino e pesquisa sistematicamente por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências.

As professoras pesquisadoras Eva Teresinha de Oliveira Boff; Maria Cristina Pansera de Araújo; Graça Simões de Carvalho; Teresa Vilaça; Rosa Branca Tracana e Zélia Anastácio realizaram um encontro de pesquisa para planejamento das atividades de Internacionalização relacionadas ao projeto “Processo Interativo de Formação Docente: Uma Rede de Pesquisa para a Produção de um Currículo Emancipatório”/FAPERGS coordenado pela professora Eva Boff.

Essa missão possibilitou momentos de interações para organização das metas de pesquisa previstas no projeto. Na oportunidade, os professores também realizaram visita técnica ao Centro de Engenharia Biológica da UMINHO, com a apresentação dos laboratórios feita pelo Dr. Nelson Lima.


Professoras participam de conferência na Espanha

Entre os dias 2 e 6 de julho, ocorreu na cidade de Zaragoza, na Espanha, o XII ERIDOB - Conference of European Researchers in Didactics of Biology. Neste evento, a professora doutora Maria Cristina Pansera de Araújo e a doutoranda Eliane Gonçalves dos Santos apresentaram, no dia 5, os seguintes trabalhos:

- Jenny Duarte, Edgar Valbuena and Maria Cristina Pansera de Araujo Environmental education from the Biology class. Animal abuse as a fully encompassing content. 

- Maria Cristina Pansera-De-Araújo and Rúbia Emmel The practice of research-training-action, basic education curriculum and textbook, in a biological sciences degree. 

- Eliane Gonçalves Dos Santos and Maria Cristina Pansera de Araújo - Study of sexually transmissible diseases in commercial films: contributions to health education in teaching training. 

Além disso, ambas participaram de uma reunião de pesquisa, que teve o como objetivo a elaboração de projetos, em colaboração com as professoras doutoras: Maria Jose de Gil Quilez, da Universidad de Zaragoza; Graça Simões de Carvalho, da Universidade do Minho; e Beatriz Bravo, da Universidad Autonoma de Madrid.


Educação nas Ciências abre edital para seleção do Pós-Doutorado

                   

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências está com edital aberto para seleção de candidatos ao Pós-doutoramento. O prazo para inscrição encerra no dia 31 de julho de 2018. A divulgação dos resultados será realizada no dia 06 de agosto e as atividades já iniciam no dia 13 de agosto deste ano.

A seleção vai ocorrer em duas etapas:

Primeira etapa: o supervisor indicado pelo candidato emitirá um parecer sobre o projeto de pesquisa e o plano de trabalho, considerando-o apto ou não apto.

Segunda etapa: se o projeto de pesquisa e o plano de trabalho forem considerados aptos, a comissão de avaliação fará a análise do Curriculum vitae e dos demais documentos do candidato.

A inscrição deve ser realizada pessoalmente na secretaria do PPGEC, ou pelo correio, por SEDEX. Mais informações no site do Programa.


Grupo de Pesquisa participa do 5º Colóquio Latino-americano de Didática na Geografia

Entre os dias 05 e 09 de junho, parte do grupo de pesquisa “Ensino e Metodologia em Geografia e Ciência Sociais”, coordenado pela professora Helena Copetti Callai docente do DHE e do PPGEC/UNIJUI, participaram do 5º Colóquio Latino-americano de Didática na Geografia da REDLADGEO, nas cidades de Goiânia e Pirenópolis, Goiás.

Neste evento estiveram presentes pesquisadores brasileiros, argentinos, colombianos e chilenos. Na oportunidade, o grupo apresentou resultados de pesquisas em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa. Os doutorandos Carina Copatti e Elmir Schneider apresentaram o trabalho desenvolvido em parceria com a professora Helena Callai intitulado: “Mobilidade urbana e cidadania: desafios para uma mobilidade sustentável”.

O mestrando Daniel Fernando Sanchez apresentou a pesquisa denominada: “Contatos: neurociência e didática da Geografia” realizada em parceria com a Pós-doutoranda Maristela Moraes.   Adriana Andreis, doutora egressa do PPGEC, professora da UFFS – campus Chapecó-SC - integrante do grupo de pesquisa, apresentou o resultado de produção realizada em parceria com Helena Callai com título: “Conhecimento geográfico e ensino: princípios dialógicos na mediação pedagógica”.

Na ocasião, Adriana Andreis fez uma sistematização das pesquisas em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa na Unijuí, pela Redladgeo e outros investigadores. Problematizou as relações entre conhecimentos e ensino em interlocução com as políticas educacionais, “tensionando” os princípios científico-didáticos e os pressupostos de uma perspectiva dialógica à mediação pedagógica.


ANPEd terá reunião em Porto Alegre

                 

O Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred-Sul), instância permanente de organização dos sócios institucionais da ANPEd na região, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por seu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS), realiza a Reunião Científica da Regional da ANPEd – XII ANPEd-Sul, de 23 a 26 de julho de 2018, no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre.

O tema desta ANPEd-Sul2018 será “EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê?”. Além das duas conferências e das atividades nos 22 eixos temáticos, a programação contará com 4 (quatro) mesas de debates, em plenário.

A inscrição pode ser feita no site, pelo endereço http://regionais.anped.org.br/sul2018/

Contatos

E-mail: anpedsul2018@ufrgs.br
Telefone: 51-3308.3270

Horário de funcionamento: 08h às 12h