Mestrado e Doutorado

Programa de Mestrado Profissional em Educação Física participa do 2º Encontro Nacional do PROEF

No período de 7 a 9 de maio, os professores Sidinei Pithan da Silva, Paulo Carlan e a mestranda Áurea Bigolin (representante discente) do PROEF- Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede participaram do 2º Encontro Nacional do PROEF, na UFES – Vitória/ES, representando o Polo da Unijuí.

De acordo com o Coordenador do PROEF, Polo Unijuí, Sidinei Pithan da Silva, “o encontro foi muito relevante pois permitiu fazer a avaliação das ações desenvolvidas até então e projetar as próximas, que tendem a ser muito promissoras”.

A participação da CAPES, no referido encontro, foi fundamental para a projeção do PROEF em escala nacional, pois abriu a possibilidade da inserção de novos Polos, bem como, na ampliação do número de vagas. Também houve análise de pontos específicos, tais como, o cadastramento de novos professores no PROEF, a discussão sobre o formato do Trabalho Final de Conclusão do Curso, bem como a avaliação do Mestrado Profissional em Educação Física.

Nas mesas de discussões, o Coordenador Sidinei pôde destacar o modo de conceber e de desenvolver o projeto do Mestrado Profissional na primeira turma, e que a Unijuí irá analisar a possibilidade de abrir nova turma, para 2020.

Na primeira edição do PROEF, no Polo Unijuí, concorreram cerca de 112 professores/as da educação básica, sendo 12 aprovados/matriculados para o preenchimento das vagas do Polo. Contudo, a tendência é aumentar a procura pelo curso.

Por fim, o Coordenador Sidinei Pithan da Silva ressaltou que é um orgulho para uma Instituição Comunitária como a Unijuí participar deste Mestrado Profissional em Educação Física e contribuir para a qualificação dos professores que atuam na educação básica.

Na interpretação da mestranda Áurea Bigolin: “A participação dos discentes no 2º Encontro Nacional do PROEF reforça a importância dada aos alunos, em âmbito nacional, sobretudo no contexto local, com base no que vivencio no Pólo da UNIJUÍ- Ijuí”.

Ainda, os discentes puderam avaliar o curso como um todo e fazer sugestões para a coordenação do Mestrado e direção da CAPES, presentes no evento.

    


Vídeo: Confira como foi a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física

                 

Teve início na UNIJUÍ o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Uma aula inaugural, realizada nesta sexta-feira, dia 27 de abril, marcou o início das aulas do Mestrado, que tem como objetivo o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.


Mestrado Profissional em Educação Física na Unijuí e em Rede Nacional


 

A Unijuí, por intermédio do Curso de Educação Física e do Departamento de Humanidades e Educação e, nele, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, inicia nova oferta de Mestrado Profissional em Rede conjuntamente com a UNESP - SP. No último dia 13 de abril de 2018 ocorreu em caráter nacional, via plataforma digital on-line, a aula inaugural do Mestrado.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.

 Os professores/as: Dr. Fernando Jaime Gonzalez, Drª Maria Simone Vione Schwengber, Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, Dr. Paulo Carlan e Dr. Sidinei Pithan da Silva, irão constituir o corpo docente que irá assumir e conduzir a proposta na Unijuí. Os professores são membros do Grupo de Pesquisa Paidotribas e da REIIPEFE (Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar), além de atuarem no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí.

Nesta primeira turma a Unijuí contará com 12 estudantes / professores pesquisadores que atuam na educação básica. As aulas presenciais ocorrerão no Campus da Unijuí e, para a primeira turma, funcionarão de acordo com o calendário previsto pela Unesp e pela organização interna do Curso na Unijuí entre março de 2018 e junho de 2019.

A primeira aula presencial será realizada nos dias 27 e 28 de Abril. A secretaria do Curso funcionará junto ao programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Unijuí /RS. Os estudantes e demais interessados podem saber mais informações pelo telefone, (55) 3332 0417, ou e-mail – poseduca@unijui.edu.br, com a secretária Carmen Antunes, ou com o professor coordenador do polo, Sidinei Pithan da Silva, pelo e-mail sidinei.pithan@unijui.edu.br ou fone 996769983.


Estudantes do Dinter realizam estágio no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) recepcionou os estudantes do Dinter, Doutorado Interinstitucional entre a Unijuí e Unibalsas, na segunda-feira, dia 24, com a presença de representantes da reitoria, coordenação, professores, secretárias e estudantes, com explanação sobre o Programa e a Unijuí como um todo. 

Com o tema “Tempo passado como recordação e expectativa”, o professor Paulo Rudi Schneider fez uma reflexão sobre a importância da pesquisa e, para enriquecer ainda mais o momento, fez uma apresentação de violino.

A maioria destes doutorandos são docentes da Unibalsas e irão permanecer no Programa no período de 30 dias, para a realização do estágio, que prevê muitas demandas. Será um período de muita aprendizagem, pois os estudantes serão inseridos em atividades planejadas pelo PPGEC, sobretudo, momento intenso com seus orientadores, para a elaboração da tese de cada um. 

Destaca-se que o PPGEC iniciou as atividades do Minter e Dinter (mestrado e doutorado interinstitucional) em março deste ano, com um total de 30 estudantes. É a primeira oferta do Minter e Dinter, pela Unijuí, através do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, pelo convênio firmado com a Unibalsas.

Segundo a Reitora e professora da Unijuí/PPGEC, Cátia Maria Nehring, o Minter e Dinter representa uma ousadia de uma Instituição do interior do Noroeste do Rio Grande do Sul e de uma Faculdade no interior do sul do Maranhão que possuem a missão de transformar vidas, para que possam transformar o mundo.

Para o doutorando e Professor da Unibalsas, Jefferson Carvalho Barros, o curso trará resultados positivos. “Estou muito confiante de que essa imersão no universo do conhecimento aqui na UNIJUÍ trará muitos resultados para nossa formação acadêmica. Fomos muito bem recebidos e esperamos que esse momento seja de profunda reflexão e construção do conhecimento através do programa de Doutorado em Educação nas Ciências e que as vivências aqui experimentadas sirvam para contribuirmos com o desenvolvimento da educação em nossa região”, comentou.

De acordo com os professores do Colegiado do Programa e representantes da Coordenação, Maria Simone Vione Schwengber e Sidinei Pithan da Silva, o Programa empenha-se em formar estes doutores da Unibalsas, aptos a responder pelo título, sobretudo, pelas pesquisas desenvolvidas ao longo dos seus quase 25 anos de existência, com oferta de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e nota 5 atribuída pela CAPES na última avaliação quadrienal, 2013-2016.

Trata se de um compromisso social pelo viés da pesquisa e da formação com a construção de um País e de uma nação. Outrossim, um desafio de compreender e intervir  na educação tendo em vista o enfrentamento de realidades que nos exigem do ponto de vista do comprometimento científico, filosófico, ético e político.

 

Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado Interinstitucional

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos Minter, Mestrado Interinstitucional, e Dinter, Doutorado Interinstitucional, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, na Unibalsas – Faculdade de Balsas, em Balsas no Maranhão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro pela página do Programa, no Portal da Unijuí. São 20 vagas disponíveis para o Minter e seis vagas para o Dinter. O processo seletivo é composto pela prova escrita, análise e avaliação do Currículo Lattes, avaliação do projeto, memorial reflexivo e entrevista. Os resultados serão divulgados até o dia 17 de dezembro na página do Programa

Por meio do convênio consolidado entre Unijuí/PPGEC e Unibalsas, desde 2014, houve a aproximação entre as duas instituições e seus pesquisadores, facilitando o diálogo e proposições. A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.

 


Mestrado em Atenção Integral à Saúde: inscrições iniciam na sexta-feira

No próximo dia 20 de março abrem as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde, oferta em associação entre Unicruz e Unijuí. O processo seletivo oferecerá 22 vagas.

Os interessados devem se inscrever por meio da página do curso, no Portal da Unijuí. A documentação necessária para confirmar a inscrição está descrita no edital, que está disponível no mesmo endereço.

O processo seletivo se dará em duas etapas. A primeira etapa será obrigatória, eliminatória e classificatória e será composta pela prova e pela análise do currículo. A segunda etapa será composta por entrevista e análise da intenção de projeto de pesquisa.

As inscrições seguem até o dia 30 de abril e a nova turma deve iniciar as no dia 13 de julho.

Conheça o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais

 


Mestrado em Atenção Integral à Saúde realiza Aula Inaugural e Encontro de Egressos

                   

Na sexta-feira, dia 06, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, Aula Inaugural e Encontro de Egressos do curso.

Na programação, que iniciou no turno da tarde, foi realizada a palestra “O enfoque interdisciplinar na pesquisa e na formação em saúde: o horizonte da complexibilidade”, com o professor Dr. SidInei Pithan da Silva (PPG Educação nas Ciências - Unijuí) e apresentação do Programa para Turma 2020, realizada pelos coordenadores do Programa, professor Dr. Thiago Gomes Heck (Unijuí) e professora Dra.Janice de Fatima Pavan Zanella (Unicruz).

E, na programação da noite, foi realizada a “Mesa Redonda: Experiências acadêmicas e profissionais de egressos do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde”, com as mestras Natacha Cossetin Mori, Pâmela Vione Morin e Franciéli Aline Conte. Logo após, ocorreu ainda a Palestra: “O mundo do trabalho está mudando? (Visão de futuro do mercado de trabalho)”, com a professora Dra. Ana Maria Bellani Migott, da Universidade de Passo Fundo.

No evento, os participantes também prestigiaram uma apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais


Estão abertas as inscrições para Aluno Especial do Mestrado em Atenção Integral à Saúde

                     

Estão abertas as Inscrições para Aluno Especial do Mestrado em Atenção Integral à Saúde. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail ppgais@unijui.edu.br até o dia 08 de agosto de 2019 por meio de preenchimento de formulário disponível na página do Programa. A matrícula deve ser realizada diretamente na Secretaria Acadêmica da Unijuí, entre os dias 05 e 08 de agosto de 2019. 

Para o segundo semestre de 2019 são ofertadas quatro vagas para cada uma das seguintes disciplinas: Reabilitação Multidisciplinar em Indivíduos com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis; Plantas Medicinais na Atenção à Saúde; Biomarcadores Celulares e Moleculares das Populações; Epidemiologia.

O Edital completo está disponível na Página do Programa.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).  


Internacionalização: Mestrandos e Doutorandos cursaram disciplina com professor da Polônia

               

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), com a assessoria do Escritório de Relações Internacionais (ERI), ofertou, pelo terceiro semestre consecutivo, uma disciplina em Língua Inglesa para os alunos do Mestrado, Doutorado, MINTER e DINTER, em parceria com a Universidade Maria-Curie Sklodowska, de Lublin, na Polônia.

A disciplina “Interculturality and internationalization in technology-assisted higher education” foi ministrada pelo Prof.Dr. Jaroslaw Krajka, do Departamento de Humanidades da UMCS, na modalidade online e teve a monitoria da Doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski.

A disciplina teve como escopo discutir a autonomia do aluno e a avaliação alternativa no ensino de adultos, com base na perspectiva intercultural. Buscou refletir acerca do processo de ensino de adultos dentro do paradigma da aprendizagem construtivista e centrada no estudante. No decorrer das aulas foram abordados os recursos específicos de uma sala de aula centrada no aluno, na promoção da autonomia e do ensino assistido por tecnologias.

A crescente busca por atividades de cooperação, envolvendo a troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras tem proporcionado diferentes ações em relação ao processo de internacionalização da Universidade. Segundo a Assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, as parcerias com universidades estrangeiras possibilitam diversas ações de internacionalização, como a mobilidade de professores e estudantes, pesquisas e publicações conjuntas, coorientações e composição de bancas com docentes do exterior, disciplinas ministradas por professores estrangeiros, dentre outros. Inclusive, a partir da interação do prof. Jaroslaw com o PPGEC, a doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski teve bolsa de estudos aprovada para realização de estágio sanduiche na IES da Polônia, prevista para dezembro deste ano.

Durante a pandemia, o ensino online consolida-se como uma importante ferramenta de colaboração entre as Universidades. Para o Professor Jaroslaw, o maior desafio desse contexto de ensino consiste em encontrar o equilíbrio na forma de ministrar as aulas e na quantidade e tipo de atividades propostas aos alunos. Sobre a disciplina ministrada no PPGEC, o professor destaca que a mesma proporcionou a ele uma visão interdisciplinar sobre os tópicos abordados, pois os alunos são de diferentes áreas do conhecimento. E, também, pelo fato que ele pôde conhecer sobre a realidade do ensino no Brasil.

Para o PPGEC essa disciplina demonstra a importância da Língua Inglesa na Pós-Graduação e no Ensino Superior, pois a fluência em um segundo idioma é essencial para promover a mobilidade internacional como parte da formação acadêmica, bem como, incentiva a colaboração entre pesquisas em diferentes Universidades.

Conforme a Coordenadora do Programa, Profª. Eva Boff, que também atuou junto com o Prof. Jaroslaw na disciplina, foi um aprendizado desafiador, pois, além da proposta pedagógica da mesma, com bibliografias internacionais, os alunos tiveram que aprofundar o conhecimento da língua inglesa, com leituras e interpretações. Ainda, segundo a Coordenadora, a tendência de Programa de Pós-Graduação com nota 5 (atribuída pela CAPES), como é o caso do PPGEC, é de  cada vez mais promover ações em línguas estrangeiras, com vistas ao fortalecimento da internacionalização.

 


Seminário de Tese promoveu diálogos sobre problemáticas educacionais

            

Aconteceu de 22 a 26 de junho de 2020, em turno integral e de modo remoto, a disciplina de Seminário de Tese das turmas de doutorado ingressantes em 2019 do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Uma das turmas é a do DINTER – Doutorado Interinstitucional entre a Unijuí e Unibalsas.

O seminário foi coordenado por representantes da linhas do Programa, Marli Dallagnol Frison (Representante da Linha 1), Sidinei Pithan da Silva (Representante da Linha 2) e Maria Simone Vione Schwengber (Representante da Linha 3), bem como pelos demais professores do PPGEC, alunos de doutorado, professor diretor da Unibalsas e em momentos especiais contou com a presença de alguns professores coorientadores dos doutorandos de outros Programas de Pós-Graduação, da Unijuí e Unibalsas.

A disciplina de Seminário de Tese acontece no terceiro semestre para os alunos do doutorado, sendo destinado à apresentação do projeto de tese, com o intuito de qualificar a pesquisa, e a mediação teórica-metodológica. Tendo em vista essa missão, foram apresentados e discutidos os projetos de tese, a partir da leitura, compreensão e elaboração de pareceres, o que enriqueceu o horizonte teórico e reflexivo dos sujeitos envolvidos, promovendo diálogos potentes acerca das problemáticas educacionais. A metodologia do seminário  possibilitou um crescimento significativo se constituiu em um espaço profundamente formativo, possibilitando a todos uma experiência de imersão nos temas de pesquisa do PPGEC, num esforço coletivo e sensível para com os doutorandos e suas pesquisas. 

A possibilidade de apresentar as intenções de pesquisa para um grupo de professores e colegas que estudam diferentes temas educacionais e, principalmente, que investigam essas problemáticas tendo como horizonte teórico distintas teorias, que por vezes se complementam e por vezes divergem, ampliou as possibilidades compreensivas e o alcance educacional dos temas pesquisados. Além disso, e tão importante quanto, viver esse momento de expor os entendimentos e objetivos de pesquisa a um grande grupo possibilita a identificação de sentidos comuns de estudo. Com isso, a disciplina trouxe a possibilidade de estabelecer vínculos de pesquisa e compromissos para escrita conjunta de artigos. Movimento que deu o início a amizades e fortaleceu vínculos afetivos já existentes entre colegas e professores.

Apesar da Pandemia de Covid-19 não possibilitar cursar essa disciplina presencialmente, o compromisso e dedicação de todos foram primordiais para possibilitar uma experiência formativa, reforçando o compromisso coletivo com a pesquisa em Educação nas Ciências e com a tarefa de pensar e fazer mundo comum.