A Enfermeira Carmen Cristiane Schultz, mestranda do curso de Pós- Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, participou da live intitulada Síndrome de Burnout e a capacidade de resiliência, realizada na ULBRA- Campus Carazinho, no dia 30 de julho.
A mestranda explanou sobre a Síndrome de Burnout e a capacidade de Resiliência da enfermagem, estratégias e ações no enfrentamento a pandemia COVID-19, com vistas a garantir assistência segura e qualificada a sociedade e minimizar danos à saúde do trabalhador.
“As dificuldades e desafios vivenciados no dia a dia de trabalho podem levar à exaustão física e emocional, o que favorece o desenvolvimento de transtornos que podem comprometer a qualidade assistencial e a prestação de serviços em saúde (MOURÃO et al., 2017). Descrita pelo psicanalista alemão Herbert J. Freudenberg, em 1974, a Síndrome de Burnout origina-se do verbo inglês “to burn out” que significa queimar-se por completo, consumir-se (ALVES, 2017). E, por acometer principalmente profissionais cujo trabalho requer contato direto com o público, suscita uma importante questão ocupacional e social.
Cumpre destacar que, a temática compõe a pesquisa de dissertação de mestrado intitulada “Dor musculoesquelética, estresse, Burnout e resiliência em profissionais de enfermagem no contexto hospitalar”, que tem como orientadora a Profª Dra. Eniva Miladi Fernandes Stumm e coorientadora a Profª Dra. Patrícia Treviso.
O Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com edital aberto para a seleção de novos estudantes em regime de Fluxo Contínuo. As inscrições podem ser realizadas na Página do Programa até o dia 28 de agosto. Serão 14 vagas, que serão selecionadas mediante análise de currículo, análise de projeto e entrevista. Mais informações pelos contatos ppgais@unijui.edu.edu.br.
Neste edital, o Programa vai destinar sete vagas para candidatos que encaminharem intenção de projeto de pesquisa sobre a covid-19, devendo contemplar uma das seguintes abordagens:
I. Avaliação laboratorial e covid-19: Exames de detecção e acompanhamento
II. Fisiopatologia e clínica da covid-19
III. Epidemiologia da covid-19
IV. Análise e estimativas do impacto da covid-19
V. Impacto ambiental da covid-19
VI. Bem-Estar e Saúde Mental e covid-19
VII. Cuidado e Educação em Saúde e covid-19
VIII. Políticas Públicas de Saúde e covid-19
IX. Estilo de Vida, Atividade Física, Comportamento Sedentário e covid-19
X. Terapias medicamentosas e não medicamentosa para covid-19
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, sendo reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico. Dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.
Confira a seguir o trabalho da enfermeira e mestre Edinara Moraes Morais, egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, sobre a relação entre filmes de comédia e seus efeitos durante a hemodiálise.
Apesar dos avanços obtidos no tratamento da Insuficiência Renal Crônica após a implementação da hemodiálise, esta doença apresenta elevada prevalência e mortalidade e gera prejuízos à saúde psíquica e à qualidade de vida dos pacientes. Neste sentido, tem sido descritas investigações sobre os benefícios da utilização de práticas complementares não farmacológicas durante a hemodiálise que compreendem intervenções que geram benefícios à saúde, tornam o ambiente mais agradável e podem impactar positivamente no bem-estar dos pacientes além de reduzirem os níveis de ansiedade, depressão e estresse, melhorarem o humor e diminuírem os sintomas indesejáveis e os desfechos adversos.
A partir da observação dos efeitos benéficos das terapias complementares surgiu o interesse na investigação de uma prática de lazer que proporcionasse bem-estar ao paciente durante o procedimento hemodialítico e reduzisse os desconfortos inerentes ao procedimento. Neste sentido, foi proposto aos pacientes a participar de uma prática complementar assistindo a filmes de comédia durante a sessão de hemodiálise, pois a hipótese era que esta atividade poderia promover efeitos similares a outras práticas complementares já descritas na literatura, mas com menor dificuldade de implantação nos serviços de hemodiálise. O estudo foi pioneiro em demonstrar a utilização de filmes de comédia como intervenção terapêutica em indivíduos em tratamento dialítico e se propôs a analisar os efeitos nos níveis de estresse, ansiedade, depressão, qualidade de vida, intercorrências intradialíticas e parâmetros laboratoriais. Os resultados demonstraram que a prática complementar proposta foi associada à redução nos escores de ansiedade e depressão, nas intercorrências como hipertensão e cefaléia e melhoria na qualidade de vida de pacientes renais crônicos.
A autoria deste trabalho foi da enfermeira e mestre Edinara Moraes Morais egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde que verificou que a apresentação de filmes durante a hemodiálise reduziu os níveis de ansiedade e depressão, melhorou a qualidade de vida e reduziu as complicações durante o procedimento. O estudo foi orientado pelo médico nefrologista Prof Doutor Paulo Moreira, da Unicruz e co-orientado pela Fisioterapeuta Profa Doutora Eliane Roseli Winkelmann, da Unijuí, integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral a Saúde.
O estudo está publicado como “Movie watching during dialysis reduces depression and anxiety and improves quality of life: a randomized clinical trial” na revista “Complementary Theraphies in Medicine” e está disponível para leitura em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0965229919317728.
No próximo dia 20 de março abrem as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde, oferta em associação entre Unicruz e Unijuí. O processo seletivo oferecerá 22 vagas.
Os interessados devem se inscrever por meio da página do curso, no Portal da Unijuí. A documentação necessária para confirmar a inscrição está descrita no edital, que está disponível no mesmo endereço.
O processo seletivo se dará em duas etapas. A primeira etapa será obrigatória, eliminatória e classificatória e será composta pela prova e pela análise do currículo. A segunda etapa será composta por entrevista e análise da intenção de projeto de pesquisa.
As inscrições seguem até o dia 30 de abril e a nova turma deve iniciar as no dia 13 de julho.
Conheça o Programa
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.
Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais
Na sexta-feira, dia 06, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, Aula Inaugural e Encontro de Egressos do curso.
Na programação, que iniciou no turno da tarde, foi realizada a palestra “O enfoque interdisciplinar na pesquisa e na formação em saúde: o horizonte da complexibilidade”, com o professor Dr. SidInei Pithan da Silva (PPG Educação nas Ciências - Unijuí) e apresentação do Programa para Turma 2020, realizada pelos coordenadores do Programa, professor Dr. Thiago Gomes Heck (Unijuí) e professora Dra.Janice de Fatima Pavan Zanella (Unicruz).
E, na programação da noite, foi realizada a “Mesa Redonda: Experiências acadêmicas e profissionais de egressos do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde”, com as mestras Natacha Cossetin Mori, Pâmela Vione Morin e Franciéli Aline Conte. Logo após, ocorreu ainda a Palestra: “O mundo do trabalho está mudando? (Visão de futuro do mercado de trabalho)”, com a professora Dra. Ana Maria Bellani Migott, da Universidade de Passo Fundo.
No evento, os participantes também prestigiaram uma apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes.














O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.
Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais
Estão abertas as Inscrições para Aluno Especial do Mestrado em Atenção Integral à Saúde. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail ppgais@unijui.edu.br até o dia 08 de agosto de 2019 por meio de preenchimento de formulário disponível na página do Programa. A matrícula deve ser realizada diretamente na Secretaria Acadêmica da Unijuí, entre os dias 05 e 08 de agosto de 2019.
Para o segundo semestre de 2019 são ofertadas quatro vagas para cada uma das seguintes disciplinas: Reabilitação Multidisciplinar em Indivíduos com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis; Plantas Medicinais na Atenção à Saúde; Biomarcadores Celulares e Moleculares das Populações; Epidemiologia.
O Edital completo está disponível na Página do Programa.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Estudantes, bolsistas e professores da Unijuí, que fazem parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), participaram, na última semana do XIX Encontro de Investigação na Escola: em Defesa de uma Educação Transformadora e Inclusiva. O evento foi realizado em Pelotas e reuniu diversos pesquisadores do Estado e do País.
O Encontro abordou a atuação docente, por meio da escrita, da leitura e da discussão sobre relatos de experiências de professoras e professores da Educação Básica e do Ensino Superior e de estudantes de graduação e pós-graduação.
Pela Unijuí, estiveram presentes 16 participantes, que apresentaram trabalhos, a maioria deles vinculados ao PPGEC, e compartilharam suas trajetórias. Também participaram de roda de conversa, trocas de ideias e debates. Ainda, estiveram presentes em palestras, diálogos e momentos de escuta que tornaram tudo muito mais humano e acolhedor.

Entre os dias 12 e 14 de outubro, foi realizado em Curitiba (PR) o XI Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Sul (EREBio Sul), que nesta edição celebrou 20 anos de trajetória. Com o tema “Vozes do Sul Educador: 20 anos de histórias, memórias e resistências”, o evento reuniu pesquisadores, professores da educação básica e estudantes para debater os caminhos e desafios do ensino de Biologia e Ciências na região.
A Unijuí esteve representada pela professora doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, integrante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC). A docente participou da mesa de abertura, ao lado das professoras Adriana Mohr e Christiane Gioppo. Ao final da sessão, Maria Cristina foi homenageada pela sua atuação e trajetória como sócia-fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (Sbenbio).
Nesta 11ª edição, o encontro retomou sua origem — iniciada em 2005, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) — e destacou contribuições acadêmicas e educacionais consolidadas ao longo das últimas duas décadas.
A Unijuí também esteve presente com os doutorandos Laércio Francesconi e Naiara Berwaldt Wust, que apresentaram trabalhos científicos. A programação incluiu mesas-redondas, minicursos, oficinas, arena lúdica, lançamento de livros e sessões de apresentação de pesquisas, fortalecendo o diálogo entre pesquisadores e a comunidade escolar.

A professora Fabiana Diniz Kurtz, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) e do curso de Letras da Unijuí, teve seu projeto “Bridging Cultures with TPACK” aprovado no Programa Fulbright Specialist 2025–2026, uma das mais prestigiadas iniciativas internacionais de cooperação acadêmica do Governo dos Estados Unidos.
O projeto propõe atividades conjuntas entre a Unijuí e a Arizona State University (EUA), com foco em formação docente, inovação curricular e integração de tecnologias educacionais. A proposta foi elaborada e será coordenada pela professora Fabiana, que também realizará uma missão acadêmica na universidade norte-americana, prevista para 2026.
A aprovação evidencia o reconhecimento da importância das investigações voltadas à formação de professores e à inovação educacional com/sobre/por meio de tecnologias, temas que têm se destacado na produção acadêmica do Programa e em suas parcerias internacionais.
Segundo a professora Fabiana, “o projeto reforça o papel estratégico das universidades do interior no diálogo entre o local e o global, promovendo uma formação docente qualificada, inovadora e socialmente comprometida.
O Fulbright Specialist Program é promovido pelo Governo dos Estados Unidos e tem como objetivo aproximar instituições de ensino superior de diferentes países, promovendo o intercâmbio de professores e pesquisadores de curta duração para o desenvolvimento de projetos colaborativos.
O projeto prevê a vinda, à Unijuí, de um professor especialista da Arizona State University, referência internacional na área de tecnologia educacional e inovação docente, em 2026, para o desenvolvimento de oficinas, seminários e consultorias voltadas a professores e estudantes do PPGEC e de cursos de licenciatura, dentre outras atividades.
Com essa aprovação, a Unijuí reforça sua presença em redes globais de pesquisa e cooperação acadêmica, fortalecendo o diálogo entre universidades e consolidando seu compromisso com a formação docente e a inovação educacional.

A professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Fabiana Diniz Kurtz, participou da 8ª edição do congresso internacional Integrating Content and Language in Higher Education (ICLHE), realizado em Porto Alegre.
Em sua participação, ela apresentou o trabalho "Bridging multiculturalism and technology: an EMI experience in graduate education." Conforme a temática do evento, o estudo relatou a experiência pioneira de ofertar no PPGEC a disciplina “Education and Technology from a sociocultural perspective” inteiramente em inglês, com a participação de estudantes do Brasil, da Inglaterra e do Senegal. A iniciativa demonstrou como o Inglês como Meio de Instrução (EMI) pode ampliar repertórios acadêmicos, integrar tecnologias digitais e promover práticas pedagógicas inclusivas por meio do multilinguismo.
Durante o evento, a professora estabeleceu contatos com pesquisadores e instituições de diferentes países, fortalecendo parcerias acadêmicas e dialogando sobre política linguística, formação de professores e internacionalização no contexto da América Latina e do Sul Global.
“A experiência reforça o compromisso do PPGEC e da Unijuí com a política de internacionalização e com a atualização de sua Política Linguística Institucional, que valoriza o inglês como língua de circulação global, sem deixar de situar a diversidade linguística e cultural como elementos de equidade em perspectiva de "translanguaging”.”, destaca a docente.
Segundo Fabiana, o potencial transformador do EMI para enriquecer o currículo, criar pontes multiculturais e fortalecer a inserção global da universidade, também reafirma o papel do PPGEC como espaço estratégico de inovação acadêmica e internacionalização no campo da Educação.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.