Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Mestrado e Doutorado

PPGEC promove Webinar sobre “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária”

Na última quarta-feira, 11 de outubro, foi realizado o nono encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, sobre a temática  Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.

Este encontro foi coordenado e mediado pela professora doutora Eva Terezinha Boff, da Unijuí, e pelo professor doutor Claudionei Vicente Cassol, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participaram do debate a professora doutora Elza Maria Fonseca Falkembach; o professor doutor João Nicodemos Martins Manfio, da Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC); a professora mestra Juliana Vani,  do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza; e a professora doutora Jaqueline Moll.

Em sua fala inicial, o professor doutor Claudionei Vicente Cassol agradeceu o convite para mediar o Webinar e destacou a importância da temática abordada. “É importante que a gente compreenda o papel do professor, ele tem o propósito de garantir que o conhecimento socialmente construído seja adquirido pelas crianças e pelos adolescentes, mas também, enquanto direito, para todas as pessoas que desejam continuar aprendendo, esse é movimento da educação a vida toda. O momento em que estamos aqui desenvolvendo os webinars é importante, pois nos faz pensar  a partir das práxis, do nosso cotidiano e das nossas ações na escola e na universidade, e está envolvendo as pessoas”.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse:


Webinar promovido pelo PPGEC traz discussão sobre a Educação Superior em tempos líquido-modernos

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o oitavo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, em comemoração aos seus 28 anos de atuação. A série de debates é transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, tendo sequência até o mês de novembro.

O principal objetivo da atividade é compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência em tempos líquido-modernos. 

Neste encontro, esteve em pauta a “Educação Superior em tempos líquido-modernos: qual finalidade?”, tema que foi debatido pelos doutores Fábio Pilatt (Unibalsas) e Sidinei Pithan da Silva (Unijuí, coordenador do PPGEC), e pelos mestres César Augusto Danelli (Unibalsas), Yoisse Velasco Rodrigues (Universidad Cooperativa de Colômbia) e Simone Simões Oliveira ( Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí).

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, fez a mediação do debate e, inicialmente, destacou o conceito de modernidade líquida, desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. “O conceito diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis e, numa analogia, são líquidas. Quem trabalha na educação tem testemunhado mudanças muito velozes nas duas últimas décadas, tanto com relação às relações sociais quanto aos valores e expectativas que a sociedade deposita sobre as instituições de ensino”, destacou.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse o link abaixo. O próximo encontro acontecerá no dia 11 de outubro, às 19h, com o tema “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.


PPGEC e cursos de Pedagogia, História e Letras realizam aula inaugural

Na noite desta terça-feira, 26 de setembro, foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e dos cursos de graduação em Pedagogia, História e Letras da Unijuí. A atividade foi realizada de forma presencial, no Centro de Eventos da Universidade, e contou com transmissão pelo canal do Youtube do Programa.

Durante a abertura do evento, a coordenadora dos cursos de graduação, professora Taíse Neves Possani, fez um agradecimento ao PPGEC pela oportunidade de os estudantes da licenciatura se inserirem nas discussões da noite, a partir do tema “Perversidade neoliberal e solidariedade formativa”.

O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, destacou que estudantes do outro lado do País, nos Estados do Maranhão e do Mato Grosso, também acompanhavam as discussões. “A temática que debatemos durante esta noite é cara e muito importante, sobretudo pelo lugar que as humanidades ocupam na formação universitária. Foi um momento para darmos visibilidade a certas dimensões que são, muitas vezes, tematizadas no cotidiano”, destacou o professor.

A palestra ficou a cargo do psicanalista, doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP) e diretor da Escola de Psicanálise Projeto - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo, Francisco Carlos dos Santos Filho. A mediação foi realizada pela doutora e mestre em Filosofia (PUC-RS) e professora do PPGEC, Vânia Lisa Fischer Cossetin.

Para conferir a palestra, acesse este link.


PPGEC realiza primeira exibição do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”

No sábado, 23 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), realizou por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”. O encontro reuniu estudantes, professores e profissionais que atuam no campo da pedagogia social. 

Para o primeiro encontro foi escolhido o longa, “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras, que conta a história de Georgina, uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal, um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado. 

Os principais objetivos do projeto envolvem a análise do potencial educativo do cinema, através de temas relevantes para a educação contemporânea, além de auxiliar um movimento de reflexão sobre a pesquisa em educação, tendo como seu principal vetor potencial o cinema,  e assim, poder compreender a dinâmica dos novos tempos sociais, por meio de análise do cinema.

O professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva mediou o debate, com o auxílio das professoras Sandra Nunes Rosa, Anelise Rodrigues e Franciele Miriam da Rocha. O coordenador destacou pontos de relevância do projeto. “Temos a possibilidade de valorizar cada vez mais o trabalho dos educadores e das escolas, na nobre tarefa de educar, mas também podemos repensar nossas pedagogias, tendo em vista a origem social e cultural dos estudantes”. O coordenador ainda complementou. “É importante que possamos nos reunir para dialogar sobre cinema, e a partir de algumas obras cinematográficas, nos aproximar de diferentes sujeitos sociais para conversarmos sobre o mundo em que vivemos, nossa condição humana e nossos desafios educacionais”, disse. 

De acordo com o professor, Sidinei Pithan da Silva, o próximo encontro do “Projeto: Cinema e Educação em Debate” contará com a participação de mais estudantes do Ensino Médio e graduação. “Lembro que o evento não interessa apenas à pós-graduação, mas a todos que tenham interesse pela educação e pela docência. Sob este aspecto, a abordagem de Mario Osorio Marques nos inspira, ajudando-nos a pensar na educação como forma de interlocução e reconstrução de aprendizagens na interface da intercomplementaridade das ciências”, finalizou. 


PPGEC realiza neste sábado exibição e debate do filme “O Último Vagão”

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, realizará neste sábado, 23 de setembro, às 8h, no Centro de Eventos, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”.

O filme escolhido para exibição e debate é “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras. O longa conta a história de Georgina (Adriana Barraza), uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal (Kaarlo Isaac), um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado. 

A exibição contará com a mediação do professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva; e participação das mestres Sandra Nunes Rosa e Anelise Rodrigues; e da doutora Franciele Miriam da Rocha. 


PPGEC promove webinar sobre a “Formação continuada de professores para a Educação Básica no Brasil e América Latina”

Na última terça-feira, 19 de setembro, foi realizado o sétimo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. A atividade, que se estenderá com novos encontros até o mês de novembro, faz parte das comemorações dos 28 anos do Programa. 

Para debater o tema “Formação continuada de professores para a Educação Básica no Brasil e América Latina: enfoques sobre Conhecimento, Ambivalência e Complexidade”, foram convidadas as professoras doutoras Izabel Petraglia (Unimep – CEP Edgar Morin) e Maya Aguiluz-Ibargen (Universidad Nacional Autónoma de México – Unam); e as professoras mestras Adriane Helena Dutra Quaresma (Rede Pública Municipal de Horizontina), Rosmari Marodin Gobo (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí) e Cassia Silene Cervi Anéas (Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí). A coordenação e mediação ficaram a cargo dos professores doutores Sidinei Pithan da Silva (Unijuí), Claudionei Vicente Cassol (URI) e Vidica Bianchi (Unijuí).

As discussões tiveram início com fala da professora Adriane Helena Dutra Quaresma, que participou da produção do livro Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos. Ela falou sobre o capítulo que trata da constituição docente e da formação continuada dos professores diante dos desafios contemporâneos, a partir de nomes como Zygmunt Bauman.

“Sabemos que a educação passa por intensas mudanças, tanto em âmbito local quanto nacional. No entanto, sabemos que estas mudanças acontecem de forma paradoxal. Observando a educação continuada dos professores, nós percebemos que, por vezes, há muita formação e poucas mudanças. E é a partir deste cenário que Baumann  nos convida a refletir. A pensar como a formação continuada pode ser articulada com práticas reflexivas, priorizando o protagonismo do professor na elaboração dos processos formativos. Por vezes, as formações acontecem sem atender à demanda desses sujeitos”, destacou a professora, lembrando que há um movimento entre os professores para que sejam reconhecidos como construtores da sua própria formação. 

Para conferir a discussão na íntegra, acesse:

Confira a agenda dos próximos encontros:

04/10, às 19h: mesa temática 8 – “Educação Superior em Tempos – Líquido-Modernos: qual finalidade? quais desafios e enfoques teórico-metodológicos?”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Cátia Maria Nehring (Unijuí);

Dr. Fernando Jaime González (Unijuí);

Convidados:

- Dr. Arnaldo Nogaro (URI);

- Dr. Fábio Pilatt (Unibalsas);

- Ms. César Augusto Danelli (Unibalsas);

- Ms. Yoisse Velasco Rodrigues - Universidad Cooperativa de Colômbia;

- Simone Simões Oliveira - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

11/10, às 19h: mesa temática 9 – “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.

Coordenação e Mediação:

Dra. Eva Terezinha Boff (Unijuí);

Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI).

Convidados:

- Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach;

- Dr. João Nicodemos Martins Manfio (UNISOCIESC);

- - Ms. Juliana Vani – CEEDo- Cerro Grande –RS;

- Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS);

- Daniela Marckevitz - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

1/11, às 19h: mesa temática 10 – “A Educação no Contexto das Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio no Brasil”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí);

Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí);

Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).

Convidados:

- Ms. Lucas Santiago Costa. Rede Pública Municipal e Estadual - SC;

- Dr. Alex Sander da Silva (Unesc);

- Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA);

- Ms. Dinarte Belato (Unijuí);

- Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

22/11, às 19h: mesa temática 11 – “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí);

Dr. Ivo dos Santos Canabarro (Unijuí);

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).

Convidados:

Dra. Fabiane Silva Prestes (Unijuí);

Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí);

Dra. Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ);

Dr. Angelo Cenci (UPF);

Paulo Barcellos – Diretor e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.

29/11, às 19h: mesa temática 12 – “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”.

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí);

Dr. Paulo Carlan (Unijuí).


PPGEC promove webinar para debater o desejo de aprender em tempos líquidos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na quarta-feira, 06 de setembro, o quarto encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, com a temática “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”. 

O encontro faz parte de uma série de 12 debates que serão realizados em comemoração aos 28 anos do PPGEC. Nesta mesa temática a mediação foi feita pelos doutores Fábio Roberto Pillatt, da Unibalsas; Vânia Lisa Fischer Cossetin e Isabel Battisti, da Unijuí. Os convidados foram a doutora Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação de Anchieta, Santa Catarina; doutora Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí; doutora Valeska Fortes de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria; e a mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí. 

Claudete Teresinha Junges abriu a noite de debate e destacou a importância de ter um evento para refletir sobre um assunto de grande importância para os profissionais da educação. De acordo com a professora, esses diálogos estão sendo profundos e proveitosos, a partir da fundamentação do livro “Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos”. “O livro auxiliou na fundamentação dos debates, a partir das temáticas que estão presentes na obra. No livro especificamente, eu e os professores Celso Francisco Tondin,  da Universidade Federal de São João del-Rei, e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí, elaboramos um artigo que aborda a potencialização do desejo de aprender em tempos líquidos e modernos”, explanou. 

A professora ainda refletiu sobre a importância do direito de aprender. “Uma das grandes questões que defendemos é o direito de aprender, que o ensino seja efetivo. Para isso, precisamos de profissionais comprometidos e bem formados, mas também, de estudantes que estejam presentes nos processo e aprofundados nisso”, disse.   

O próximo webinar será realizado no dia 13 de setembro, com o tema “O Corpo, o Currículo e a Cultura Corporal na Educação Física Escolar em Tempos Líquidos: reconstruindo significados”. Na coordenação e mediação, estarão os professores doutores Robson Borges e Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí. São convidados os doutores Ricardo Rezer da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e Victor Hugo Duran Camelo, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia). Com a participação de Antônia de Fátima Gobbo, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa e a doutoranda do PPGEC, Gabriela Antes Kuhn. 


Coordenador do PPGEC participa do Forpred Sul na PUC-RS

Nos dias 24 e 25 de agosto, o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, professor Sidinei Pithan da Silva, participou do primeiro encontro do Forpred Sul  - Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região. O evento aconteceu junto à PUC-RS, em Porto Alegre, e contou, no primeiro dia, com levantamento de pautas e conversa sobre o preenchimento da plataforma Sucupira.

No segundo dia, foi realizado um encontro com o coordenador da área de educação da Capes, professor Ângelo de Souza (UFPR), com avaliação do próximo quadriênio. A programação ainda contemplou formas de organização de relatórios, escrita e acompanhamento de egressos. 

O evento coloca em perspectiva a realização da 41ª Reunião da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) Sul de 2024, a ser realizada em outubro, em Manaus, na UFAM, onde haverá o encontro do Fórum dos Coordenadores e do Fórum das Secretárias dos Programas de Pós-Graduação em Educação em todo o Brasil. 

Conforme o professor Sidinei Pithan da Silva, o encontro foi muito produtivo, com a participação de um número significativo de coordenadores. Ele enfatiza que a interação entre os coordenadores oportuniza o debate, a socialização e, sobretudo, contribuições significativas para a qualificação da avaliação dos Programas.




Educação, cinema e literatura pautam novo webinar do PPG em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 30 de agosto, mais um encontro da série “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. Os debates são realizados em comemoração aos 28 anos do Programa e acontecem até o mês de novembro.

Tendo como objetivo compreender os principais desafios implicados na docência, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, o quarto encontro da série teve como tema “Educação, Cinema e Literatura no contexto da cultura digital: um olhar sobre o corpo, a violência e a inclusão”.

O debate foi aberto pelo doutor Wilson Armando Acosta Jiménez, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia), que compartilhou sua experiência ao trabalhar por seis anos em colégios públicos em Bogotá, fazendo uso do cinema para o ensino das Ciências Sociais. O doutor Santiago Pich (UFSC) compartilhou sua relação com a arte e a experiência com o cinema, que teve início durante a pandemia; enquanto que a mestre Francieli Meotti Oliveira (Unijuí) falou sobre literatura a partir da obra Docência e Educação em Tempos Líquido-Modernos, escrita pelos membros do Grupo de Estudos Práxis: Docência, Educação e Sociedade, do PPGEC, do qual faz parte. A mestre Tauana Dambrós, professora na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí, também compartilhou a sua experiência na Educação Básica.

As discussões foram encerradas pelo coordenador do PPGEC, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, que falou sobre a importância de se discutir a docência quando temos mais de 50 milhões de brasileiros na educação escolar, representando 25% da população brasileira, e mais de 3 milhões de educadores em atuação. “Temos uma nação de pessoas circulando pelas escolas e por isso é tão importante falarmos sobre educação e docência em tempos líquido-modernos. Mapear as potencialidades da nossa época e, também, as suas contradições e os seus limites”, afirmou o professor, que vê como uma banalização da formação a ideia de se trocar o ensino da crítica, da razão pura, pela lógica do TikTok. Pela afirmação de que os educadores precisam sintetizar o conhecimento e dar em pílulas, de forma mastigada para os novos estudantes.

Para conferir o webinar na íntegra, acesse este link. O próximo encontro está marcado para o dia 6 de setembro, às 19h, com o tema “O desejo de aprender, o conhecimento e a construção da autonomia em tempos líquidos”. A coordenação e mediação serão dos professores doutores Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas/MA); Vânia Lisa Fischer Cossetin (Unijuí) e Isabel Battisti (Unijuí). São convidados os doutores Claudete Teresinha Junges, da Secretaria Municipal de Educação - Município de Anchieta/SC; Celso Francisco Tondin (UFSJ); Sabrina Correa, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí e Valeska Fortes de Oliveira (UFSM), além da mestre Clara de Mello Maciel, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí.




PPGEC recebe até esta quinta-feira inscrições para seleção destinada aos professores efetivos da Smed de Ijuí e da 36ª CRE

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí abriu o processo seletivo específico para professores municipais de Ijuí e estaduais da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o benefício da taxa CAPES, ou seja, com a isenção de mensalidade. Ao todo, há a oferta de duas vagas: uma para o mestrado e outra para o doutorado. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, dia 31 de agosto, em unijui.edu.br/ppgec. 

A iniciativa do PPGEC, segundo o coordenador Sidinei Pithan da Silva, é qualificar os professores que estão em sala de aula, através da Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. O coordenador enfatiza que a Unijuí e o Programa têm uma parceria muito importante, sobretudo, muito próxima com as escolas de Ijuí e região. Seja pelos professores ou estudantes do PPGEC, em imersão através da formação, projetos, palestras e estágios, por exemplo.

“Neste sentido, com o processo seletivo para uma vaga para o mestrado e outra vaga para o doutorado em Educação nas Ciências, a Universidade contribui para a qualificação dos educadores, o que é primordial para a educação de Ijuí e região, onde a Unijuí está inserida”, destacou o professor. 

Para ambas as vagas, os candidatos terão que passar pela avaliação do currículo lattes, do projeto e do memorial reflexivo, além de participar de uma entrevista. A relação dos selecionados, por ordem de classificação, estará disponível a partir do dia 21 de setembro na página do programa.

Mais informações podem ser obtidas no edital 05/2023, disponível na página do programa, pelo telefone 55 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


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