Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Mestrado e Doutorado

PPG em Educação nas Ciências recebe inscrições para o Mestrado e Doutorado até a terça-feira

As inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí se encerram na próxima terça-feira, dia 15 de novembro. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgec, onde também está disponível o edital. 

As 25 vagas para o Mestrado e 15 para o Doutorado são para ingresso no primeiro semestre de 2023. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das três linhas de pesquisa do Programa: Currículo e Formação de Professores; Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais.

Para confirmar a inscrição, os candidatos devem anexar um projeto de pesquisa, memorial reflexivo, currículo lattes, ficha de inscrição preenchida, foto 3x4 recente e a tabela preenchida da pontuação do currículo. No edital estão anexados moldes da ficha de inscrição e a tabela da pontuação do currículo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


PPGEC realiza Seminário Temático sobre a educação escolar em sociedades republicanas e democráticas

Iniciou nesta terça-feira, 8 de novembro, o Seminário Temático do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências sobre “A especificidade da educação escolar em sociedades republicanas e democráticas”. O evento tem como objetivos oferecer a oportunidade de reflexão sobre a educação republicana considerando seus fundamentos filosóficos, históricos e políticos; analisar as circunstâncias atuais de educação no Brasil, considerando potencialidades e eventuais dificuldades e oportunizar o debate acadêmico com pesquisadores, além de ofertar um espaço de compartilhamento das reflexões e pesquisas.

No turno da manhã ocorreu a acolhida dos participantes e na sequência, a conferência de abertura que debateu o tema “A crise na educação e a especificidade da experiência escolar”, com o professor José Sergio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Em sua fala, o conferencista abordou o conceito de crise, especificidades e potencialidades da educação escolar.

No turno da tarde, ocorreram as apresentações dos trabalhos submetidos, de forma presencial e online. A programação terá sequência na quarta-feira, dia 9, a partir das  8h30, com a conferência sobre o tema “Uma educação republicana no Brasil monárquico: projetos liberais frustrados na educação do império brasileiro”, que contará com a participação da professora Carlota Josefina Malta Cardozo, também da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 

Pela parte da tarde, às 14h, será realizada a segunda sessão de apresentação de trabalhos científicos, também de forma híbrida. Para finalizar a programação do evento, às 17h, haverá um momento avaliação e encerramento do Seminário Temático.


Professor participa de aula online da Unibalsas, no Maranhão, coordenada por egressa da Unijuí

Na última terça-feira, 25 de outubro, o professor Walter Frantz participou de uma aula do curso de Pedagogia da Faculdade de Balsas – Unibalsas, no Maranhão. A participação aconteceu de forma online, na disciplina Educação em Direitos Humanos, ministrada pela professora doutora Camila Sousa da Silva, que é egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. 

Camila foi orientanda do professor Walter no doutorado e destaca a grandeza das suas contribuições no que diz respeito à educação para e pela vida. “O jeito humano do professor ser, dizer e fazer todas as coisas é, sem dúvida, para um estudante de pedagogia, uma oportunidade única, pois ele nos ensina com palavras, com suas histórias, com sua forma de olhar a vida e as pessoas. Ouvi-lo é sempre um presente”, disse.

O professor Walter abordou o tema “Educação e Direitos Humanos: educação para a paz e educação em valores”. E dentre as reflexões feitas, destacou que entende que a educação é um ato de amor e de conhecimento, fundado na ética. “Amor significa identificar e respeitar a diferença; ser solidário na diferença e ser cooperativo na diferença”, afirmou, completando que conhecimento só faz sentido se tiver a ética da responsabilidade social e ambiental como base de sustentação.

“Temos em nós a possibilidade para agir sobre os condicionantes adversos às nossas necessidades e interesses. Apesar das dificuldades, existe uma energia que se forma na relação entre os seres humanos, a partir de suas necessidades, interesses ou desejos. Isso não é dado a priori. Precisa ser construído”. 




PPGEC compartilha perspectivas no ensino híbrido em Seminário no Salão do Conhecimento

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 27 de outubro, os “Seminários do Projeto: Processo Interativo de Formação Docente no Contexto da Educação Básica: uma Perspectiva Emancipatória de Currículo no Ensino Híbrido”.

O evento faz parte da programação do Salão do Conhecimento 2022 e busca apresentar os resultados do projeto realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) sobre a discussão do ensino híbrido mundial. “Nosso projeto tem como objetivo constituir um grupo de professores que visam a formação docente pensando no ensino híbrido”, destacou a professora do PPGEC, Eva Teresinha de Oliveira Boff.

Na apresentação do projeto, a professora também salientou a participação de seis escolas na realização das pesquisas, sendo quatro de Ijuí, uma de Bozano e uma de Rio Grande. “Um agradecimento muito especial a essas escolas que estão participando do projeto, fundamentais para obtermos bons resultados”, ressaltou.

Em seguida, a professora Zélia Ferreira Caçador Anastácio, da Universidade do Minho, de Portugal, iniciou um circuito de apresentações sobre as pesquisas, cada um compartilhando seus pareceres sobre o tema.

O Seminário contou também com falas da professora Jaqueline Ritter, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), da professora Isabel Koltermann Battisti, dos doutorandos Marciele Dias Santos Cabeleira e Adalberto Freire da Silva, além das mestrandas Rosimeri Dias de Moura Puhl e Claudia Marchesan.

O Salão do Conhecimento 2022 segue até esta sexta-feira, dia 28. A programação completa pode ser acessada em unijui.edu.br/eventos.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Seminário do PPGEC vai abordar a educação escolar em sociedades republicanas e democráticas

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, por meio da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação, vai promover seu Seminário Temático com a temática "A Especificidade da Educação Escolar em Sociedades Republicanas e Democráticas". O evento será realizado no Auditório do Complexo da Saúde, nos dias 8 e 9 de novembro. Inscrições com submissão de trabalhos podem podem ser realizadas até o dia 23 de outubro, no endereço unijui.edu.br/eventos

O objetivo do seminário é proporcionar aos discentes e docentes do PPGEC, demais pesquisadores da temática e professores de escolas uma  oportunidade de reflexão sobre a educação republicana, considerando os seus fundamentos filosóficos, históricos e políticos. Além disso, o seminário converge com as ações do projeto de pesquisa “A especificidade da educação escolar em sociedades republicanas e democráticas”, com apoio da Fapergs e elaborado pela linha de pesquisa do PPGEC.

O evento terá início no dia 8 de novembro, às 8h30, com a acolhida dos participantes. Na sequência, às 8h45, o professor doutor José Sergio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP, realizará a fala “A crise na educação e a especificidade da experiência escolar”, que estará disponível também para visualização pelo Google Meet. Pela tarde, a partir das 14h, ocorrerá o primeiro momento de apresentações de trabalhos científicos, que acontecem nas salas de aulas e de forma remota. 

No dia 9, a partir das 8h45, terá início a conferência “Uma educação republicana no Brasil monárquico: projetos liberais frustrados na educação do império brasileiro”, com a professora doutora Carlota Boto, da USP, que também poderá ser assistida de forma onlineÀ tarde, será realizada a segunda sessão de apresentações de trabalhos científicos e, por fim, os participantes realizarão uma avaliação, marcando o encerramento do Seminário. 

A programação completa está disponível neste link. Na página também é possível obter mais informações sobre o evento.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí




Palestra com professora da Letônia promove intercâmbio cultural entre Unijuí e Universidade de Liepaja

Nesta terça-feira, dia 11 de outubro, estudantes e professores da Unijuí tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio cultural, por meio de uma palestra ministrada pela reitora da Universidade de Liepaja, Dace Markus. O encontro ocorreu no Centro de Eventos e foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e pelo Escritório de Relações Internacionais.

A palestra abordou o tema “Imitações do som (onomatopéia) na fala de crianças” e teve como objetivos apresentar a área de atuação da reitora da Universidade de Liepaja, bem como estreitar relações entre a Unijuí e a universidade letã e incentivar a pesquisa com esta temática aos estudantes de licenciaturas, mestrandos e doutorados em Educação nas Ciências.

Iniciando a programação da tarde, a professora e coordenadora de Relações Internacionais da Universidade de Liepaja, Erika Lauberga, apresentou brevemente a instituição e os costumes e características da Letônia, país europeu que fica a aproximadamente 11 mil quilômetros do Brasil. “Apesar da distância, estamos muito felizes em realizar parcerias com a Unijuí”, destacou a docente. Segundo ela, a Universidade de Liepaja é o maior centro de educação, ciência e inovação na região de Kurzeme, sendo que os primórdios da entidade remontam a 1945. 

Em seguida, a reitora da Universidade, professora Dace Markus, doutora em Filosofia e Humanidades, compartilhou um pouco de sua experiência profissional, salientando aspectos do idioma letão. “O sistema linguístico está ligado à história da humanidade, ao desenvolvimento da sociedade e às tradições étnicas. As linguagens têm suas regras formais, funções, área de uso e conexões de elementos linguísticos tradicionalmente desenvolvidos”, afirmou a reitora, apresentando algumas formas imprevisíveis dentro desse sistema.


Educação nas Ciências promove Seminário Temático em novembro

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí irá promover, nos dias 8 e 9 de novembro, o Seminário Temático “A especificidade da educação escolar em sociedades republicanas e democráticas”. A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada pelo participante exclusivamente no site do evento, até o dia 23 de outubro.

O Seminário irá iniciar na manhã do dia 8, às 8h30, com acolhida dos participantes. Na sequência, às 8h45, a conferência de abertura debaterá o tema “A crise na educação e a especificidade da experiência escolar”, com o professor José Sergio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. No turno da tarde, a partir das 14h, ocorrerão as apresentações dos trabalhos submetidos, de forma presencial e online, pelo Google Meet.

Na manhã seguinte, 9 de novembro, às 8h30, acontecerá um breve momento de acolhida, seguido de conferência sobre o tema “Uma educação republicana no Brasil monárquico: projetos liberais frustrados na educação do império brasileiro”, que contará com falas da professora Carlota Josefina Malta Cardozo, também da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Pela parte da tarde, às 14h, será realizada a segunda sessão de apresentação de trabalhos científicos, também de forma híbrida. Para finalizar a programação do evento, às 17h, haverá um momento avaliação e encerramento do Seminário Temático.

Para obter mais informações sobre o Seminário, acesse o site unijui.edu.br/eventos ou entre em contato com o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou telefone 55 3332 0417.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Unijuí promove palestra com reitora da Universidade de Liepaja, da Letônia

Nesta terça-feira, dia 11 de outubro, a Unijuí irá receber a reitora da Universidade de Liepaja, da Letônia, professora Dace Markus, doutora em Filosofia e Humanidades. A convidada irá ministrar uma palestra sobre a temática “Imitações do som (onomatopéia) na fala de crianças”. A palestra será em inglês, com tradução simultânea para o português.

A atividade, que ocorrerá às 15h, no Centro de Eventos da Unijuí, é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) e pelo Escritório de Relações Internacionais. O evento é gratuito e destina-se a mestrandos e doutorandos do PPGEC, acadêmicos do curso de Letras - Português e Inglês e a comunidade em geral.


Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí incentiva vivências transformadoras

Após estar afastada do mundo acadêmico, Andréa Franco decidiu voltar a estudar. Formada em Língua Portuguesa e Literatura pela Unijuí, ela retornou à Universidade buscando viver novas experiências no Mestrado. Foi no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências que Andréa recebeu o incentivo necessário para iniciar sua pesquisa sobre os povos indígenas, realizando uma visita in loco em uma aldeia no Acre. “Eu comecei a fazer o mestrado depois de muito tempo e fui recebida de braços abertos. O programa foi fundamental para eu poder desenvolver essa vivência e me apoiou enquanto entidade formal, para eu estar lá e estabelecer relações com a pesquisa e o meu trabalho”, contou.

Para a mestranda, a vivência foi transformadora. “A experiência com o povo indígena, além de transformadora, é necessária. A minha pesquisa envolve esse primeiro momento, que diz respeito ao conhecimento e ao estudo dos povos indígenas de forma geral no Brasil, para depois eu focar no povo Guarani, que é o povo que vai amparar a relação que eu vou estabelecer com a docência”, relatou Andréa.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências possui conceito 5 atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conta com três linhas de pesquisa: Currículo e Formação de Professores; Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Para o processo seletivo de 2023, estão sendo ofertadas 25 vagas para o Mestrado e 15 para o Doutorado. As inscrições estão abertas até 15 de novembro e podem ser realizadas pelo endereço unijui.edu.br/ppgec

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 55 3332 0420 - Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo da seleção.


Professores da Colômbia ministram seminário temático do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí promove nos dias 4 e 5 de outubro, o Seminário Temático “Desafios Contemporâneos da Educação Geográfica e a Formação Docente”, com a participação especial dos professores doutor Alexánder Cely Rodríguez, da Universidad Pedagógica Nacional e a doutora Núbia Moreno Lache, da Universidad Distrital Francisco José de Caldas, da Colômbia. 

Durante o primeiro dia da programação, os professores abordaram os escritos “Construcción de conocimiento social y formación de pensamiento crítico a partir de la enseñanza de la geografía” (Construção de conhecimento social e formação de pensamento crítico a partir do ensino de geografia) e “Salida de campo: entre caminos y senderos de aprendizaje” (Saída de campo: entre caminhos e trilhas de aprendizagem). Nesta quarta-feira, 5 de setembro, serão discutidos os textos “Geografias e Linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas”, “Geografia y literatura: articulaciones posibles en la enseñanza del espacio geográfico” (Geografia e Literatura: articulações possíveis no ensino do espaço geográfico) e “Ciudad, modernidad y novela: una mirada didáctica desde la geografía” (Cidade, modernidade e novela: um olhar didático desde a geografia)

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, o objetivo do evento é ampliar o conhecimentos dos mestrandos e doutorandos do PPG sobre a educação geográfica. “O tema escolhido nos aproxima, não só da discussão que se faz na Colômbia sobre a educação geográfica, mas também dos temas que são importantes para nós em relação à formação de professores, didática e currículo. Então, o seminário nos possibilita uma compreensão ampliada sobre o que significa inserir as crianças e jovens em uma concepção de espaço e tempo, em uma sociedade dinâmica que se globaliza. Os escritos dos dois professores que estão conduzindo o seminário, nos ajudam a compreender melhor em uma perspectiva crítica, algo que permite aos professores construir novas didáticas e, sobretudo, permitindo uma educação para a cidadania”, frisou.

O seminário está sendo realizado no Centro de Eventos da Universidade com transmissão online pelo Google Meetcanal da Unijuí no Youtube.


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