
Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí deu início ao seminário “Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e Classificação Hierárquica Ascendente (CJA): Ferramentas para o Estudo da Realidade Social”.
Com a participação do professor da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, Manuel Alejandro Giovine, o seminário, que ocorre em formato híbrido, tem o objetivo de oferecer conhecimentos teóricos e ferramentas práticas sobre a Análise Fatorial de Correspondências Múltiplas (ACM) e a Classificação Hierárquica Ascendente (CJA).
A ACM é um método que analisa a realidade social de forma relacional, criando um “espaço social” onde indivíduos são posicionados distintamente com base nos seus atributos, enquanto que a CJA complementa-a, agrupando indivíduos com características semelhantes em “classes no papel”. A proposta é ensinar aos acadêmicos e docentes a articularem estas técnicas com dados qualitativos para, através da triangulação, relacionar as posições sociais às tomadas de posição, alcançando um nível explicativo baseado na homologia entre estruturas e habitus.
“Agradeço a presença de todos. Tenho certeza que este trabalho vai ser de muito proveito, tanto para os estudantes quanto para os nossos professores”, destaca o professor Fernando Jaime González, que deu as boas-vindas aos participantes.
Coordenador do PPGEC, o professor Sidinei Pithan da Silva ressalta a importância do seminário promovido nesta semana. “O tema abordado é muito importante e nos honra muito receber o professor Manuel na nossa Universidade. Tenho certeza que o seminário será muito bem aproveitado por todos nós e que poderemos difundir o conhecimento e o trabalho realizado nesses dois dias”, comenta.
O professor Manuel relata que é uma grande honra estar na Unijuí e que espera que a jornada de trabalho seja muito bem proveitosa para todos os participantes. O seminário segue nesta tarde e durante todo o dia de amanhã, terça-feira, 2 de setembro.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) promove, nos dias 1º e 2 de setembro o seminário “Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e Classificação Hierárquica Ascendente (CJA): Ferramentas para o Estudo da Realidade Social”. A atividade terá a participação do professor da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, Manuel Alejandro Giovine.
O seminário será realizado em formato híbrido, das 8h30 às 11h45 e das 14 às 17h15 em ambos os dias. Ele acontecerá na sala 242 A do prédio 60 (Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques).
A proposta do evento será de oferecer conhecimentos teóricos e ferramentas práticas sobre a Análise Fatorial de Correspondências Múltiplas (ACM) e a Classificação Hierárquica Ascendente (CJA). A ACM é um método que analisa a realidade social de forma relacional, criando um “espaço social” onde indivíduos são posicionados distintamente com base nos seus atributos.
A CJA complementa-a, agrupando indivíduos com características semelhantes em “classes no papel”. O curso ensina a articular estas técnicas com dados qualitativos para, através da triangulação, relacionar as posições sociais às tomadas de posição, alcançando um nível explicativo baseado na homologia entre estruturas e habitus.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/eventos. Mais informações também podem ser obtidas pelo mesmo endereço eletrônico.

A Unijuí, a partir do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, deu início, nesta quarta-feira, 27 de agosto, ao 3º Encontro Binacional de Pesquisa na interface Universidade-Escola. O evento segue até esta quinta-feira, 28 de agosto, com ampla programação.
O encontro, que acontece de forma on-line, tem o tema “Debates entre ação e formação docente no panorama binacional Brasil-Colômbia” e tem o objetivo de promover reflexões críticas sobre os desafios comuns da formação docente inicial e continuada nos contextos socioeducativos dos dois países. Além disso, busca ampliar seu alcance como espaço de diálogo acadêmico entre o Brasil e a Colômbia.
A atividade de abertura contou com um painel, com a temática “Panorama Binacional da docência: desafios, políticas e formação no Brasil e na Colômbia”, que foi conduzida pelos professores Fernando Jaime González, da Unijuí, e Olga Lucia Romero Castro, da Universidade de Tolima (Colômbia), com mediação do professor da UPN, Leonardo Fabio Martinez.
O painel teve a proposta de apresentar um panorama atualizado das realidades socioeducativas do Brasil e da Colômbia, com ênfase no papel do professor, nos desafios enfrentados na atualidade, nas políticas educacionais em vigor e nas perspectivas comparadas sobre a formação docente e o exercício da profissão. O painel também abordou as possibilidades e os entraves que se colocam na interface entre Universidade e Escola, favorecendo uma análise crítica e colaborativa entre os dois contextos nacionais.
Representando a Unijuí no Encontro Binacional, a professora Marli Dallagnol Frison deu as boas-vindas aos participantes e apresentou a programação dos dois dias de evento. “Este espaço, que hoje se consolida como um momento de diálogo e socialização de saberes, reafirma a relevância da investigação como eixo estruturante da formação humana, do ensino, do fortalecimento da escola e da aliança entre docentes. Também é uma forma de refletir o nosso compromisso com o desenvolvimento humano e social que une nossas instituições”, destacou.
Além do painel de abertura, a programação desta quarta-feira conta com quatro mesas redondas dedicadas às áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, será feito um encontro com participantes de diferentes áreas com o objetivo de dialogar sobre pontos de convergência e divergência entre os dois países.
À tarde, a programação será finalizada com um novo encontro, que será um espaço de apresentação da sistematização, com a proposta de abrir um diálogo com os diversos atores interessados no fenômeno educativo em suas múltiplas dimensões, em especial aquelas que emergem da relação entre a universidade e a escola.
A partir das reflexões construídas coletivamente ao longo do 3º Encontro Binacional, serão identificadas as principais preocupações do corpo docente, visibilizar as apostas investigativas em curso e promover a construção de agendas colaborativas de trabalho. Tudo isso com vistas a projetar a quarta edição do evento, fortalecendo o caráter binacional e o compromisso compartilhado com a transformação educativa.
O 3º Encontro de Pesquisa na Interface Universidade-Escola é mais uma das ações previstas no convênio estabelecido entre a Unijui e a Universidade Pedagógica Nacional, de Bogotá/Colômbia. O convênio é coordenado pela professora da Unijuí, Marli Dallagnol Frison, e pelo professor da UPN, Alexander Cely.

A Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, promove, nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de agosto, de maneira on-line, o 3º Encontro Binacional de Pesquisa na interface Universidade-Escola.
Com o tema “Debates entre ação e formação docente no panorama binacional Brasil-Colômbia”, o evento busca ampliar seu alcance como espaço de diálogo acadêmico entre Brasil e Colômbia, promovendo reflexões sobre os desafios da formação docente inicial e continuada.
O público-alvo do Encontro são professores da educação básica e superior, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores e interessados em pesquisa educacional. O objetivo é refletir criticamente sobre os desafios comuns à formação de professores nos contextos socioeducativos dos dois países.
As inscrições podem ser feitas pelo site unijui.edu.br/eventos.Mais informações sobre a programação, horários das mesas de trabalho e outros detalhes podem ser verificados no mesmo site.
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O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) em parceria da Editora Unijuí, realizou nesta quarta-feira, 13 de agosto, a sua aula inaugural. A atividade buscou comemorar os 30 anos do Programa, os 40 anos da Editora Unijuí e os 100 anos de Memória de Mario Osorio Marques.
A aula inaugural teve o tema “Educação nas Ciências, Universidade, Escola e Pesquisa: Memórias de Mario Osorio Marques”, e contou com a participação do professor da Unoesc, Roque Strieder, que apresentou um convite aberto focado nos “começos formativos e educativos, tanto em escolas e universidades”, com a ideia de criar condições e espaços investigativos com os estudantes.
Além disso, foi lançado o livro “Educação nas Ciências, Interfaces com a Educação Básica”, organizado pelo coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, e os professores César Augusto Danelli Junior e Fábio Roberto Pillatt. Colaboradores que atuam na Editora Unijuí também foram homenageados pelos 40 anos e, por fim, foi feito um Círculo de Memórias, com o tema “Professor Mario Osorio Marques – A Universidade, a Pesquisa e a Educação Popular na Unijuí”, que teve a participação do professor Walter Frantz.
“É uma alegria celebrar os 30 anos do PPGEC, os 40 anos da Editora e os 100 anos de memória de Mario Osorio Marques. Foram mais de 700 mestres e 100 doutores formados pelo Programa, o que deixa a sua marca na história da região ao impactar em muitas pessoas e oportunizar a entrada de pesquisadores para atuarem na melhora da educação brasileira”, comentou o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva.
O vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, destacou a importância de Mario Osorio Marques e o significado de ter atingido essas datas comemorativas. “Parabéns aos professores, mestrandos e doutores que fazem parte do PPGEC. Os números mostram a importância do processo de transformação social promovido e tenho certeza que Mario Osorio estaria muito orgulhoso neste momento”.
O professor também salientou sobre a relevância da Editora Unijuí para a produção científica e os impactos positivos que ela trouxe ao longo dos anos. “São 23 coleções e mais de 450 títulos ativos. Fica o agradecimento a todos que trabalharam nestes 40 anos”, declarou.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) em parceria da Editora Unijuí, promove, na próxima quarta-feira, 13 de agosto, a sua aula inaugural.
Com o tema “Educação nas Ciências, Universidade, Escola e Pesquisa: Memórias de Mario Osorio Marques”, a programação inicia às 13h30, no Centro de Eventos, com o lançamento do livro “Educação nas Ciências”, comemoração dos 40 anos da Editora Unijuí e celebração dos 30 anos do PPGEC.
Às 14h15, a programação contará com a participação do professor da Unoesc, Roque Strieder, que conduzirá a Aula Inaugural. Às 16h, será feito um Círculo de Memórias, com o tema “Professor Mario Osorio Marques – A Universidade, a Pesquisa e a Educação Popular na Unijuí”, que contará com a participação dos professores Paulo Evaldo Fensterseifer e Walter Frantz.

Até o dia 28 de julho, estão abertas as inscrições para estudantes eventuais nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.
Interessados devem acessar o edital completo em unijui.edu.br/ppgec e seguir as orientações para realizar a inscrição. A ficha de inscrição está disponível na aba "Processo Seletivo e Matrícula" e deve ser preenchida e enviada para o e-mail poseduca@unijui.edu.br.
A grade horária dos componentes curriculares do segundo semestre também pode ser consultada na página do programa. Os estudantes eventuais poderão cursar até 12 créditos por semestre, conforme os critérios de aceitação definidos por cada docente responsável pelos componentes.
A lista dos selecionados será divulgada no site do PPGEC no dia 30 de julho. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.

Com a proposta de promover reflexões e debates sobre a inserção do pensamento computacional na formação de professores, com a proposta de destacar suas implicações e contribuições para a Educação Básica, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) deu início ao seminário temático “Pensamento computacional na Formação de Professores: Repercussões na Educação Básica a partir do Ensino Com, Sobre e Através de Tecnologias”,
O seminário teve início na noite desta quarta-feira, 25 de junho, com a palestra “Políticas públicas para a integração da Computação na Educação Básica no Brasil - oportunidades e desafios”, conduzida pela pesquisadora Graziela Guarda, que teve como público-alvo estudantes de Graduação que ingressaram na Universidade por meio do programa Professor do Amanhã.
“É um prazer poder repassar um pouco do meu estudo, uma parte da minha pesquisa e atuação profissional, que é o auxílio à implementação de políticas públicas de incorporação da computação na Educação Básica”, comenta Graziela, durante a sua fala.
Nesta quinta-feira, 26, o evento segue, com o foco em proporcionar um espaço de troca de experiências, aprofundamento teórico e compartilhamento de práticas. Serão feitos dois seminários, os quais são destinados a estudantes e egressos do PPGEC. O primeiro ocorre nesta manhã com a abordagem de temas como “A transposição didática do Pensamento Computacional para sala de aula na Educação Básica em uma perspectiva transversal; Trajetória brasileira na formulação das Políticas Públicas para a integração da Computação na Educação Básica e a BNCC Computação”, entre outros.
Na parte da tarde, a abordagem terá como foco “O Pensamento Computacional - conceitos e modelos teóricos; Apresentação do Modelo Unificado de Atividades da coleção didática Pensamento Computacional para Todos; As abordagens para desenvolvimento do Pensamento Computacional - plugada e desplugada; Pensamento Computacional Inclusivo; e Dinâmica em grupo para construirmos coletivamente novas atividades baseadas no Modelo.”
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O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) realiza, nos próximos dias 25 e 26 de junho, o seminário temático “Pensamento computacional na Formação de Professores: Repercussões na Educação Básica a partir do Ensino Com, Sobre e Através de Tecnologias.”
O evento vai ocorrer no Centro de Eventos na Unijuí e tem o objetivo de promover reflexões e debates sobre a inserção do pensamento computacional na formação de professores, com a proposta de destacar suas implicações e contribuições para a Educação Básica, por meio de práticas pedagógicas que utilizam, ensinam e integram as tecnologias digitais de forma crítica e criativa.
No primeiro dia de seminário, o público alvo será estudantes de Graduação que ingressaram na Universidade por meio do programa Professor do Amanhã. Eles terão a palestra “Políticas públicas para a integração da Computação na Educação Básica no Brasil - oportunidades e desafios”, a qual será conduzida pela pesquisadora Graziela Guarda.
Já o segundo dia é destinado a estudantes e egressos do PPGEC, com foco em proporcionar um espaço de troca de experiências, aprofundamento teórico e compartilhamento de práticas.
Serão feitos dois seminários temáticos: pela manhã serão abordados temas como “A transposição didática do Pensamento Computacional para sala de aula na Educação Básica em uma perspectiva transversal; Trajetória brasileira na formulação das Políticas Públicas para a integração da Computação na Educação Básica e a BNCC Computação”, entre outros.
Na parte da tarde, a abordagem terá como foco “O Pensamento Computacional - conceitos e modelos teóricos; Apresentação do Modelo Unificado de Atividades da coleção didática Pensamento Computacional para Todos; As abordagens para desenvolvimento do Pensamento Computacional - plugada e desplugada; Pensamento Computacional Inclusivo; e Dinâmica em grupo para construirmos coletivamente novas atividades baseadas no Modelo.”
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site unijui.edu.br/eventos.

Com o objetivo de refletir criticamente sobre os desafios comuns à formação de professores nos contextos socioeducativos do Brasil e da Colômbia, a Unijuí está com inscrições abertas para o 3º Encontro de Pesquisa na interface Universidade-escola: debates entre ação e Formação Docente no panorama binacional Brasil-Colômbia.
O evento é organizado pela Unijuí, a partir do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia. Em sua terceira edição, o evento amplia seu alcance como espaço de diálogo acadêmico entre Brasil e Colômbia, e propõe reflexões sobre os desafios da formação docente inicial e continuada.
O evento será realizado de forma virtual nos dias 27 e 28 de agosto e as inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário, localizado em unijui.edu.br/eventos. As inscrições são gratuitas.
Mais informações sobre o evento, bem como a agenda de atividades, por meio do link do evento, no site da Unijuí.
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