Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Mestrado e Doutorado

Da zona rural de Giruá ao doutorado em Educação nas Ciências: a trajetória de um egresso da Universidade

Da zona rural de Giruá, o filho de agricultores Roque Ismael da Costa Güllich descobriu nos aromas da natureza a sua vocação: ser professor de Biologia. Também pesquisador, hoje assume o cargo de professor-adjunto de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo.

               

A trajetória de Roque foi de muitos desafios: “a escolha e a trajetória foram árduas e na batalha fui indo de estudante de graduação a professor de Ciências e Biologia na rede de educação básica, fui professor de cursinho, professor em escolas particulares e públicas”, relembra. 

Ele graduou-se em Ciências Biológicas e depois, na Unijuí, foi bolsista CAPES no Curso de aperfeiçoamento em Biologia Geral. Dentre tantas outras especializações, é dono da primeira titulação de doutor em Educação nas Ciências da Unijuí. 

Para o professor, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências é de formação completa em educação. Além da qualidade na proposta e nas disciplinas, conta com um quadro docente extremamente qualificado, o que possibilita o desenvolvimento de pesquisas de alto nível acadêmico. 

“Pude observar em minha carreira acadêmica, que iniciou em 2002, logo após o ingresso no mestrado, que a titulação adquirida é reconhecida amplamente no Brasil e no exterior, sendo que muitas vezes fui surpreendido com frases do tipo: "você foi aluno do Mario Osorio? Conhece Otavio Maldaner, Lenir Zanon e Cristina Pansera?", relata. 

Ele também foi secretário municipal de educação em Giruá e concursado na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados, Mato Grosso do Sul. Para Roque, o compromisso social de formar novos professores é o que lhe impulsiona a trabalhar na Universidade da Fronteira Sul. 

“Em minha carreira de professor e pesquisador, formação de mestrado e especialmente de doutorado, sempre foi essencial ao trabalho, em termos de salários e funções que assumi, principalmente pelas compreensões sobre a vida e sobre a educação que passei a assumir trilhando esta formação toda na Unijuí e neste Programa. Além disso, é importante enfatizar o lastro e bagagem que adquirimos nas experiências de pós-graduação no Programa, tanto em termos técnicos e científicos, quanto a formação humana e cidadã que a Unijuí prima”, complementa o professor.


Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências divulga edital para Processo Seletivo

De 11 de setembro e 27 de outubro o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências estará com inscrições abertas para o processo seletivo do Mestrado e Doutorado. 

São 30 vagas para o Curso de Mestrado e 15 para o Curso de Doutorado e, para se inscrever, os candidatos devem acessar o Portal da Unijuí, no link Processo Seletivo. O edital também está disponível no site. 

                  

As inscrições deverão ser feitas para as seguintes Linhas de Pesquisa: 1 – Currículo e formação de professores; 2 – Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação; 3 – Educação popular em movimentos e organizações sociais. A taxa de inscrição é de R$ 180,00 para o mestrado e R$ 260,00 para o doutorado.

O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 08 de dezembro.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí é credenciado pelo CAPES/MEC, desde 1995, com nota 4, para oferta do Mestrado Acadêmico e, desde 2009, para oferta do doutorado. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da educação.

 


Pós-Graduação em Educação nas Ciências promoveu seminário sobre Complexidade, Educação e Civilização Planetária

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu o Seminário Temático “Complexidade, Educação e Civilização Planetária”, entre os dias 28 e 29 de agosto, ministrado pelo professor doutor Edgard de Assis Carvalho.

O Seminário foi promovido em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e pela Vice-Reitoria de Graduação, integrando o evento ao Programa de Formação Continuada de Docentes Unijuí – Subprograma Formação Geral - GESTÃO 2017-2019.

Dentre os assuntos abordados estão a concepção de complexidade; a necessidade de religar os saberes científicos, filosóficos, artísticos; saberes transdisciplinares para a educação do futuro; reforma do pensamento; problematização dos fins da educação; instalação de modalidades transdisciplinares de ensino e pesquisa; enfrentamento e superação dos paradoxos e contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias correntes; consolidação da ética da compreensão planetária a fim de possibilitar a construção de vias democráticas abertas, equitativas, conviviais para o futuro da humanidade.

Ao final do seminário foi aberto espaço para o público se manifestar, o que enriqueceu ainda mais a discussão, oportunizada pelo diálogo e a troca de experiências entre os presentes. Participaram estudantes da graduação, mestrado, doutorado e professores da Unijuí.

Edgard é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, possui doutorado em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, Pós-Doutorado pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, e Livre-docência pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP.

Atualmente é professor titular de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenador do Núcleo de Estudos da Complexidade. É Membro do Conselho Científico da Universidad del Mundo Real, Hermosillo, México e representante da Cátedra itinerante da UNESCO Edgar Morin.

 


Professora participa de atividades de convênio com Universidade do Chile

A Professora Doutora Helena Copetti Callai do DHE – Departamento de Humanidades e Educação e PPGEC – Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências -  mestrado e doutorado, esteve na semana 14 a 18 de agosto no Chile, participando, na qualidade de professora visitante, de atividades no contexto do convênio internacional UNIJUI - UAHC – Universidade Academia de Humanismo Cristiano (Santiago de Chile). Participou de evento junto ao curso de Geografia e em palestra sobre “Enseñanza y didáctica de la geografía  y de la história” no curso de Pedagogia, e de “Conversatório” com os alunos da Professora Paulina Lozzanno. Esta professora realizou, nos anos 2010/11, no PPGEC –UNIJUI o seu mestrado através do Convenio entre as duas instituições.

                

Além disso participou de reuniões do Convenio para definir atividades de intercambio para docentes e discentes das duas instituições a serem realizadas neste segundo semestre de 2017. Essas atividades são do DHE e do PPGEC. Com o Vice Reitor Marcelo Garrido Pereira e a diretora acadêmica da UAHC professora Nataly Andrea Pérez Cisterna conheceu os processos de reestruturação dos cursos de “Grado de la Universidad”, em especial sobre os cursos de formação docente que estão sendo implantados no decorrer deste ano sob as orientações do Ministério de la Educación chileno.

 Na Universidad Playa Ancha em Valparaiso realizou encontro com grupo de pesquisa sobre Educação Geográfica que envolve docentes e discentes dessa universidade e da Pontifícia Universidad Católica de Valparaiso, para discussão das pesquisas que estão sendo realizadas e para encaminhamento de publicações. Realizou também palestra sobre “Desafios de la Educación Geográfica em Latinoamérica”.

            


Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências promoveu conferência sobre ensino politécnico

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu a conferência ‘A experiência do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul’, no último dia 11 de agosto, ministrada pelo professor doutor José Clóvis Azevedo.

O professor é licenciado em história, bacharel em História Econômica do Brasil e Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão, e do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista. 

Participaram da conferência estudantes da graduação, mestrado, doutorado, professores da Unijuí e professores da educação básica da região.  Dentre os assuntos abordados: o cenário atual de disputa ideológica que vai além de questões políticas; as bases epistêmicas de uma educação transformadora; a democratização da educação; a escola como alvo de interesse do mercado e a importância de formar cidadãos conscientes, para além da formação do fazer técnico; educação e trabalho; formação continuada; a interdisciplinaridade;a não mercantilização da vida; os investimentos realizados ao longo dos anos na educação; as formas de ensino e de avaliação vigentes; as dificuldades quanto a prática pedagógica; os objetivos e os desafios que surgiram com a proposta do ensino médio politécnico nas escolas estaduais do RS.

Ao final da palestra foi aberto espaço para o público se manifestar, o que enriqueceu ainda mais a discussão, oportunizada pelo diálogo e a troca de experiências entre os presentes.


Egressa: da graduação ao doutorado na Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, tem acompanhado a trajetória dos seus egressos, seja no campo da pesquisa, como na atuação Profissional.

A egressa do doutorado em Educação nas Ciências, profª Drª Liria Ângela Andrioli, concluiu o doutorado em 2016, e, na sequência, obteve aprovação em concurso público da UFFS, sendo nomeada em março deste ano. 

                   

Ela realizou toda a sua formação acadêmica na UNIJUÍ, tanto na graduação, como na pós-graduação, com o mestrado e posteriormente no doutorado. Foi bolsista CAPES e FAPERGS. Também, realizou o doutorado sanduiche na Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU), na cidade de Münster, na Alemanha, durante um semestre. 

"Fiz toda a minha formação acadêmica na Unijuí. Minha graduação foi em Filosofia e depois fiz Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências. No Programa, estive vinculada à linha de pesquisa "Educação Popular e Movimentos Sociais". Atualmente sou professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul, no Paraná. Atuo no curso de graduação "Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas" e no "Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável - Mestrado".


“Já existem monopólios se estabelecendo como donos da água no mundo”

A afirmação é do professor doutor Evaldo Becker, no Seminário Temático que discutiu “Ética, Comunicação e Meio Ambiente”, nesta quarta-feira.

                  

Nesta quarta-feira, dia 28, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências -  Mestrado e Doutorado da Unijuí, promoveu o Seminário Temático “Ética, Comunicação e Meio Ambiente”, no Salão Azul do Campus Ijuí.                

Na primeira palestra, realizada no turno da manhã, o professor doutor Evaldo Becker falou sobre o tema “Guerras e Conflitos por recursos naturais: a ética no uso das águas”. Segundo Becker, a má gestão dos recursos hídricos tem gerado conflitos no Brasil e até guerras em outros países. “Com todo o conhecimento disponível, como a gente ainda despreza este elemento vital? ”, questionou o palestrante. Ainda de acordo com ele, este recurso deverá, cada vez mais, ser disputado. “Já existem monopólios se estabelecendo como donos da água no mundo”, observa.

E, no turno da tarde, a conferencista da Universidade Federal de Sergipe, professora doutora Michele Amorim Becker, falou sobre “Comunicação de riscos socioambientais na transposição das águas do Rio São Francisco”.

“Toda ação humana causa impactos ao ambiente, então, precisamos identificar, mensurar e comunicar a sociedade sobre esses riscos. Que a sociedade tenha acesso a informação de qualidade, mas ao mesmo tempo que tenha o direito de dar a sua opinião sobre quais os riscos ela vai aceitar ou refutar antes que projetos sejam implementados. O que temos observado é que falta informação quando os projetos são elaborados e que as licenças ambientais sejam autorizadas. Essa falta de informação acaba gerando uma quantidade enorme de conflitos, sobretudo quando dizem respeito aos recursos naturais”, relata. 

                

O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado) e contou com a colaboração da professora Lara Nasi, do curso de Jornalismo da Unijuí. Teve a participação de mestrandos, doutorandos, professores e Comunidade Acadêmica da UNIJUÍ.


Seminário vai discutir Ética, Comunicação e Meio Ambiente

                    

Na próxima quarta-feira, dia 28, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências -  Mestrado e Doutorado da Unijuí, promove o Seminário Temático “Ética, Comunicação e Meio Ambiente”, no Salão Azul da Unijuí.

Dois palestrantes estarão presentes. A conferencista da Universidade Federal de Sergipe, professora doutora Michele Amorim Becker falará sobre “Comunicação de riscos socioambientais na transposição das águas do Rio São Francisco”, e o professor doutor Evaldo Becker palestrará sobre o tema “Guerras e Conflitos por recursos naturais: a ética no uso das águas”.

A programação do Seminário acontece em dois turnos. Pela manhã, das 8h30 às 11h30, e pela tarde, das 14h às 16h30. 


Professores, doutorandas e bolsistas PIBID participam de Congresso Internacional em Lajeado

As professoras Maria Cristina Pansera de Araújo, do Programa de Pós-graduação Educação nas Ciências, coordenadora do subprojeto PIBID-Biologia, e as professoras Maristela Righi Lang e Fabiana Antunes, coordenadoras do subprojeto PIBID Interdisciplinar e doutorandas em Educação nas Ciências, acompanhadas de bolsistas PIBID, supervisoras de escola e licenciandos bolsistas de iniciação à docência (PIBID – UNIJUÍ/CAPES) participaram do II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do Pibid e III Seminário Observatório da Educação Univates – Lajeado, de 24 a 27 de maio de 2017.

              

Os licenciandos bolsistas Pibid dos sub-projetos Interdiscipinar (Letras e Educação Física), Pedagogia e Biologia apresentaram trabalhos no evento, que teve como objetivo discutir o processo de formação de professores e a Educação Básica nas diferentes áreas do conhecimento. Além de apresentação de trabalhos, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras e discutir temas como Currículo e Interdisciplinaridade, Inclusão Escolar e Formação de Professores e Educação Básica.

Foram quatro dias de atividades, possibilidade de refletir sobre o papel das Instituições de Ensino Superior na formação de professores e, principalmente, a importância do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que permite a inserção dos licenciandos na realidade escolar desde o início de sua trajetória acadêmica, o que qualifica os processos formativos. Os relatos de experiência comprovaram a riqueza do trabalho desenvolvido pelas diferentes IES, oportunizando novos diálogos sobre a formação docente.


Intercambista da Colômbia socializa experiências na Escola Chico Mendes

 
 

Ximena falou sobre os pontos turísticos, culinária, educação, economia e o trabalho na Colômbia.


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